quarta-feira, 14 de maio de 2014

Tudo Sobre Sumos Detox: Prós, Contras e Receitas

Muito se tem falado ultimamente nos sumos detox. Umas pessoas contra, outras a favor, uns falam que fazem maravilhas à saúde, outros dizem que nos vão matar a todos. Como sempre, há grande desacordo em relação a estes sumos ditos desintoxicantes. Os especialistas, ou os que se dizem especialista, têm deixado as pessoas baralhadas a respeito destes sumos.

Eu vou então tentar explicar o que são sumos detox, para que servem, como se devem fazer e tomar e deixar-vos a minha opinião sobre o assunto.

Os sumos detox servem como substituto ou suplemento de uma refeição e limpam o organismo das toxinas a que estamos expostos diariamente no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos, e até nos cremes que usamos. Portanto, muito resumidamente, estes sumos servem para fazer uma espécie de limpeza hepática no nosso organismo, eliminando diversas toxinas que o sobrecarregam.
Os sumos detox levam apenas fruta e verduras, de forma que, dependendo das que utilizarem, ele terá vários benefícios para o nosso organismo. Uns ajudam a emagrecer, outros a dormir, outros a desinchar, a acalmar o stress, enfim … Cada receita serve para um fim específico, ou seja, são vocês que devem aliar o consumo de sumo detox com a vossa dieta.

Muitas pessoas questionam-se quando o devem tomar … Em jejum? Antes, depois ou durante as refeições? Antes de ir para a cama?
Se estivermos a fazer «dieta», ou seja, a tentar emagrecer, o ideal é tomar o sumo em jejum e esperar cerca de 20 minutos até ingerir qualquer coisa sólida, assim dá tempo dele ser digerido por completo. O Sumo vai fazer uma limpeza ao nosso organismo e prepará-lo para mais um dia de alimentos.
Apesar disso, ele também pode ser consumido em lanches e outras refeições.


Benefícios dos sumos detox em suma:
- Ajudam a desintoxicar o corpo;
- Agem como antioxidantes do organismo;
- Combatem o envelhecimento da pele;
- Fornecem vitaminas, fibras e minerais;
- Auxiliam o intestino;
- Desincham o corpo;
- Ajudam a emagrecer;
- Ajuda no processo digestivo;
- Aumenta a imunidade;
- Ajuda na retenção de líquidos;
- Deixa-nos mais dispostos a nível físico e mental. 


Parece tudo maravilhoso não é verdade? Com tantos benefícios porque é que não sai aí toda a gente disparada a comprar ou fazer sumos detox. Porque é que há tanta contradição?
Em primeiro lugar eu penso que há contradição porque as pessoas gostam de se contradizer umas às outras, essa é ponto assente! Se alguém diz «é bom», tem sempre que vir outro alguém dizer que «é mau», e mais alguém dizer que «ambos tem razão» e ainda mais alguém dizer que «ninguém tem razão», e fazer disso uma guerra. É sempre assim, é a natureza do ser humano.
Avançando … o que se diz contra os sumos detox é simples de entender. As pessoas ainda pensam que os milagres acontecem, e o que fazem é basicamente isto «toma lá de sumo detox de manhã e assim já posso comer todos os bolos que me apetecem ao longo do dia porque como bebi o sumo detox sou muito saudável». Óbvio que isso é um erro, como também é um erro substituir uma das refeições principais – almoço ou jantar- por um sumo destes, porque vão passar o dia com fome e fraqueza, e muito provavelmente, vão acabar por exagerar em alimentos pouco saudáveis mais cedo ou mais tarde.
Outra desvantagem dos sumos detox, é que por norma eles são feitos com fruta, e ela por si já é rica em calorias (frutose) e, desengane-se quem acha que comer fruta é o mesmo que beber fruta, pois beber fruta faz com que esta aumente o número de calorias e de glicose pela quebra de ligações químicas motivada pela trituração. Estes sumos podem acabar por ser uma «bomba» de frutose o que pode ter efeito ao nível da elevação da glicemia e produção de insulina, o que anula qualquer efeito benéfico que ingerir hortofrutícolas acarreta.


A minha modesta opinião sobre o assunto é igual à minha opinião sobre quase tudo na vida: Bebam mas com moderação, tudo que seja em excesso causa malefícios.
Eu penso que estes sumos, em vez de serem tomados todos os dias sistematicamente devem ser tomados, por exemplo, segunda-feira de manhã, após o final de semana, onde sempre se cometem uns errinhos extra (Na dieta dos 31 dias é perfeito, a seguir ao «dia da asneira» bebemos um suminho destes). Ou então períodos de grande stress ou após festas e comemorações quando o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos é excessivo.
Penso que, quem os deve tomar de forma regular, são apenas aquelas pessoas que têm dificuldades em comer legumes e frutas.

Já existem no mercado várias versões de sumos deox engarrafados:




Mas a melhor opção é sempre fazer-mos em casa. Deixo-vos algumas receitas:

Sumo Detox Emagrecedor

O que precisam?
2 laranjas
3 folhas de couve
1 gengibre
1 litro de água

Como azem?
Descasquem as laranjas, cortem-nas em pedaços e tirem as sementes.
Coloquem no liquidificador.
Juntem as folhas de couve bem lavadas e com talo.
Arescentem um pedacinho de gengibre.
Completem com o litro de água.
Batam tudo. Depois, coe, acrescentem adoçante a gosto e sirvam com gelo.


Sumo Detox Anti-Inflamatorio

O que precisam?
800 Ml de sumo de laranja natural
2Saquinhos de polpa de acerola congelada (ou 2 xicaras de acerola fresca - melhor ainda!)
200 Ml de água

Como fazem?
Batam tudo no liquidificador.


 Sumo Detox para Desinchar

O que precisam?
1 Litro água de coco
1 Maçã pequena
1 Colher de sopa de hortelã picada
1 Rodela de gengibre
1 Colher de sobremesa de espinafre
Gelo a gosto

Como fazem?
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Sem comentários:

Enviar um comentário