segunda-feira, 19 de maio de 2014

A Importância Do Calçado no Desporto

Muitas vezes eu coloco posts com imagens de ténis lindíssimos com cores que tanto chamam a atenção. Acontece que, lá por serem bonitos, não quer dizer que sejam adequados para todas as pessoas, ou para todos os exercícios. Muitas vezes nós compramos os ténis pela estética e esquecemo-nos do seu objectivo principal, que não é de todo ficarem bonitos nos nossos pés, mas sim manterem-nos confortáveis enquanto praticamos exercício. Os nossos pés são muito importantes e nós, em função da estética, negligenciamo-los um pouco, seja no ginásio com ténis não adequados ou no dia-a-dia, os saltos altos são um grande exemplo disso.
Vários estudos têm sido desenvolvidos no sentido de compreender a influência do calçado no rendimento do atleta e a sua relação com as lesões desportivas. O calçado deve melhorar a absorção do impacto, a estabilidade e adaptação do pé bem como proporcionar uma boa percepção do piso. Tais aspectos devem ter em conta as necessidades de cada atleta, dependendo de factores intrínsecos como a idade o género, o tipo de pé, anatomofisiologia, bem como factores extrínsecos, como são o caso do clima, tipo de pavimento e treino.
Quando compram ténis devem ter em atenção:

- O tipo de actividade para que os vão utilizar – Uns ténis para correr, podem e deve ser diferentes de uns ténis para dançar, por exemplo. Os ténis para dançar devem ser leves e bastantes flexíveis, enquanto que ténis para correr devem oferecer maior resistência. Para a musculação, por exemplo, os ténis devem ter a sola mais dura e direita pois tem maior aderência; ténis com amortecimento podem causar muita instabilidade em alguns exercícios.



- O tipo de terreno onde os vão utilizar – O facto de irem correr para a rua para uma passadeira torna tudo muito diferente. Não faz sentido, comprar uns ténis de passadeira para correr em asfalto ou vive versa! Se formos correr para o ginásio, a preocupação com os ténis é menor, se formos para a rua é um factor bastante importante pois necessitaremos de proteger os nossos pés com um material mais resistente, dependendo também do tipo de terreno a que os vamos sujeitar. Por exemplo, os tão falados e apreciados pela sua estática e cores agradáveis Nike Free – são péssimos, mas mesmo péssimos ténis para levar para a rua; tem toda uma textura mole, uma sola muito fina, conseguem-se sentir todas as pedrinhas que estejam no chão. No entanto se formos correr para uma passadeira, são uns ténis muito cómodos e leves. Para correr na rua, um modelo que também é muito apreciado pela sua estética, e que se adequa às condições de rua são os ténis agic tri gel. Tem uma óptima sola, mais grossa e que absorve o impacto e previne lesões. 


- A vossa antropometria (peso e altura) - Regra geral, as marcas têm em conta, nos seus diversos modelos, o peso dos corredores. Um corredor mais pesado necessita de uns ténis com maior amortização, podendo recorrer-se à utilização de uma série de reforços específicos em determinados pontos dos ténis. O mesmo calçado pode servir para diferentes tipos de treino segundo a fisionomia do corredor. Por outro lado, melhor tecnologia pode ser inútil: alguns ténis podem ter excesso de amortecimento para uma mulher muito magra, por exemplo.



- O clima - Algumas sapatilhas são mais frescas e respiráveis, e outras são impermeáveis. Para quem treina sempre no ginásio este factor acaba por sem um pouco secundário.

Sem comentários:

Enviar um comentário