O step é uma das minhas aulas favoritas. Pratica-se subindo e descendo o banco de step (bench-step, step-training ou bench-fitness) e executando simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres. À medida que a resistência do aluno aumenta, a plataforma de step é subida e as coreografias e ritmo das aulas tornam-se mais intensos, complexos e ritmados.
O step teve origem nos Estados Unidos. Gin Miller, ex-ginasta e professora de aeróbica foi obrigada, na sequência de uma lesão nos ligamentos do joelho, a seguir um programa de fisioterapia e reforço dos membros inferiores que consistia em subir e descer escadas. Gin pensou então em adaptar estes movimentos às sua aulas de aeróbica. Nascia assim o step.
Os benefícios desta atividade são vários. Inclui-se no grupo das modalidades que desenvolvem a resistência cardiovascular, sendo, por conseguinte uma das atividades ideais para quem pretende perder peso. Por sua vez, o movimento de subir e desce do banco de step fortalece e tonifica os músculos das coxas (quadríceps e ísquions) e das nádegas (glúteos), sendo assim particularmente indicado para as mulheres que tenham tendência a acumular gordura localizada nesta zona (EUU!).
Numa aula de 45 minutos de step pode perder-se entre 350 a 500 calorias.
Sem comentários:
Enviar um comentário