sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Modalidades de Ginásio: Pilates

A minha reação na primeira aula de Pilates: " Mas que é isto? Isto serve para quê? Que é que eu estou aqui a fazer? Isto não queima calorias nenhumas! "

E uma coisa é verdade, apesar de ser uma atividade física, o objetivo do Pilates não é de todo a queima de calorias, mas sim a busca de uma vida saudável, com uma boa postura, músculos flexíveis, corpo bem definido, melhorar a circulação sanguínea, melhorar a respiração etc. Embora como atividade física que é, também proporcione perda calórica.
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e na consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.

Tentando resumir a coisa, o Pilates é um métodos de alongamento e de exercícios físicos que utilizam o próprio peso corporal para a sua execução, tendo como finalidade a reeducação dos movimentos.

Já falamos de alguns de alguns benefícios do Pilates, mas de facto eles são mais de muitos, podemos sobressair os seguintes:

- Promove relaxamento;
- Melhora a coordenação motora;
- Aumento da resistência física e mental;
- Maior alongamento e controle corporal;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimula o sistema circulatório;
- Facilita a drenagem linfática;
- Auxilia na eliminação das toxinas;
- Aumento da concentração;
- Correção da postura;
- Aumento da flexibilidade, força muscular e tônus;
- Reduz o stress, a dor crônica e a tensão;
- Estimula a oxigenação do sangue;
- Trabalha a respiração.

Idealmente, o Pilates funciona como complemento para outra atividade física. Podendo até ser aplicado nas nossas tarefas normais do dia-a-dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário