sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Os (novos) Super Alimentos

Os nutricionistas e cientistas de todo o mundo andaram lá nas pesquisas deles e chegaram aos alimentos definitivos que ajudam na hora de emagrecer. Estes 8 alimentos trazem ainda outros benefícios para a saúde: retardam o envelhecimento, previnem doenças crónicas, para além de evitarem obesidade, diabetes, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. 
    Fica então aqui a listinha:

1. Quinoa
É considerado por muitos investigadores um dos alimentos mais completos, nomeadamente pelo seu balanço ideal de proteínas, comparativamente com qualquer outro grão. É isenta de glúten e contém doses consideráveis de ácidos gordos ômega 3 e ômega 6 e de vitaminas A, C e E, com uma fortíssima ação antioxidante.


2. Abacate 
É muito saciante. Contém doses significativas de ácido oleico que aumenta o bom colesterol (HDL) e diminui o mau (LDL) e glutationa, um poderoso antioxidante que reduz os níveis de cortisol [hormona do stress].


3. Açai
O seu elevado conteúdo de antioxidantes combate os radicais livres, protege a saúde cardiovascular e melhora a imunidade. É também rico em flavonoides (20 vezes mais que o vinho tinto e dez vezes mais que o cacau), que lhe confere uma função anti-inflamatória muito elevada. Contém ainda vitamina C e muita fibra


4. Aveia
É um cereal com muitas fibras solúveis e insolúveis, que promovem o bom funcionamento intestinal e ajudam a reduzir os níveis de colesterol. É também um excelente aliado na perda de peso, devido ao seu índice glicêmico moderado que ajuda a estabilizar os níveis de glicémia e insulina.


5. Bagas de goji
São uma excelente fonte de carotenóides e possuem todos os aminoácidos essenciais. Contêm ainda polissacarídeos que reforçam a flora intestinal e a imunidade e cerca de 21 minerais, entre os quais o ferro, em doses superiores ao espinafre.


6. Lentilhas
Alguns estudos sugerem que o consumo regular desta leguminosa diminui o risco de obesidade em 22%. Isto deve-se ao seu elevado teor em fibras que ajuda a reduzir a produção de insulina e, assim, a manter os níveis de glicose equilibrados.


7. É uma alga de água doce
Contém a maior concentração de proteína encontrada em alimentos (entre 65 a 71%) e um forte poder desintoxicante, graças à clorofila, o pigmento responsável pela sua cor, que tem uma forte ação antibacteriana e que auxilia o organismo a eliminar toxinas. Tem também todos os aminoácidos essenciais e muitas vitaminas (A, B1, B2, B6, E e K).


8. Batata Doce
Além de muito saborosa, contém elevadas doses de betacaroteno que tem uma forte ação antioxidante. Quando comparada à batata tradicional, as vantagens são muitas. Possui um índice glicémico muito mais baixo, o que a torna numa boa aliada na perda de peso, é muito mais rica em minerais (cálcio, ferro, potássio e fósforo) e tem um poder saciante muito superior, graças ao seu elevado teor em fibras.

Sem comentários:

Enviar um comentário