segunda-feira, 14 de abril de 2014

Querem Perder o Pneuzinho da Barriga? Confiram as dicas.

Maior parte das mulheres estão constantemente de dieta. Desengane-se quem acha que as mulheres «naturalmente» magras não se preocupam com isso, há sempre qualquer coisa que toda a mulher não gosta nela própria. Um dos maiores alvos de insatisfação é a barriga. Não são poucas as mulheres que reclamam daquele famoso pneuzinho que se forma na cintura, odeio!!

A barriga saliente pode estar atrelada a vários factores, um deles não controlamos: a genética. Mas não é desculpa, eu sou completamente contra a pessoas que se pegam à “desculpa” da genética para serem gorduchas. Ela influencia sim, mas o nosso estilo de vida, a nossa mentalidade, o nosso desejo, influencia muito mais. Mesmo quem tem tendência a desenvolver barriga pode lutar contra a genética. Deixo-vos aqui algumas dicas.

Disciplina, diferentes modalidades de actividade física, boa alimentação e hábitos saudáveis. Estavam à espera de uma resposta diferente? Não há! Milagres não existem e se querem perder esse pneuzinho vão mesmo ter que se esforçar.

A primeira dica que vos dou é esta e sempre esta: EXERCÍCIO FÍSICO minha gente. Estavam à espera de outra coisa? Claro que não. O exercício físico força o organismo a gastar a energia reserva (gordura) que normalmente se instala em locais indesejados - adivinhem que local indesejado é muito comum? Pois!! Além disso vale a pena investir nos abdominais, pois fortalece os músculos que, consequentemente, queimam mais gordura. Umas aulinhas de ginástica localizada são muito eficazes contra este tipo de problema. Mas só actividade física não resolve.

Outra dica valiosa é consumir alimentos ricos em fibra solúvel, essa fibra, quando em contacto com a água forma um gel no estômago, que faz com que fiquemos saciados mais rapidamente e por mais tempo.
Exemplos de alimentos que contêm fibra solúvel: Laranja, abacaxi, ameixas, maça, morangos, alface, aveia, espinafres, feijão, grão-de-bico, linhaça, lentilhas, tomates, etc.
Se inserirem estes alimentos no cardápio e diminuírem a ingestão de refrigerantes, fritos e doces, já conseguem mandar uma boa parte da barriguinha embora. Façam trocas inteligentes no que toca à alimentação.

Dormir bem é sempre uma dica valiosa, e quando o objectivo é emagrecer é uma dica duplamente valiosa. Descansar bem dá ânimo para cumprir os compromissos do dia-a-dia e fica mais fácil resistir às tentações. Além disso, descansar apropriadamente deixa o corpo disposto para fazer mais exercícios. Em média, diariamente, as pessoas precisam de 6 a 8 horas de sono para descansar. Atenção: dormir de mais também é prejudicial.

Beber muita água durante o dia. Esta também é uma dica básica. A água durante as refeições não é aconselhada, pois vai interferir com o processo de digestão, procurem beber líquidos até meia hora antes das refeições. Depois de comer, esperem outra meia hora para voltar a beber água. A quantidade de água necessária varia de pessoa para pessoa. Contudo, beber entre 1 e 2 litros de água por dia não é demais para ninguém e deve ser feito todos os dias.

Trabalhem a postura. Muitas vezes o problema do incómodo com a barriga pode estar associado à má postura. Uma postura errada torna a pessoa mais baixa e dá a impressão de que a barriga é maior. Quando esse problema é melhorado, a pessoa passa a parecer mais alta e mais magra. Actividades como ioga e pilates ajudam a trabalhar a postura e o equilíbrio e, assim sendo, são óptimas para minimizar ou até mesmo resolver, este problema.


Não têm tempo de ir ao ginásio fazer umas aulinhas de ginástica localizada? Então aqui fica uma rotina de exercícios que podem fazer em casa. Agora não desculpas.

- Squat (agachamento) - Comecem de pé, com as pernas afastadas e os braços esticados à frente do corpo. Dobrem os joelhos e agachem-se. Retornem à posição inicial. Abdominal sempre contraído. Façam 15 repetições. 
OPÇÃO: Segurem um alter em cada mão, comecem com os braços esticados ao longo do corpo e, quando fizerem o agachamento, estiquem ao mesmo tempo os braços à frente do corpo.
DICA: Para melhoras a postura, façam o exercício encostados a uma parede. Quando fizerem o agaixamento, deslizem na parede, assim manterão as costas direitas.


Flexão do Quadril no Chão – Comecem deitadas, com as pernas esticadas, e os braços ao longo do corpo. A fazer força apenas no abdominal, elevem as pernas até que elas fiquem na vertical. Sempre a fazer força abdominal, voltem a descer as pernas, e, sem que estas toquem no chão, voltem a eleva-las até a posição vertical. Façam 3 séries de 15 repetições.
OPÇÃO: Para quem achar o exercício demasiado intenso, dobrem as pernas pelo joelho e façam o exercício sempre com elas dobradas.


- Abdominal com Pernas Elevadas - Deitem-se de costas para baixo, dobrem ligeiramente os joelhos e elevem as penas. Coloquem as mãos atrás da cabeça, e mantendo a parte lombar encostada no chão, flexionem o tronco, trazendo a cabeça na direcção das pernas (estas não mexem). Retornem lentamente à posição. Façam 3 séries de 20 repetições.


- Prancha - Deitem-se no chão com a barriga para baixo, devagar, subam sobre os cotovelos e ponta dos pés. Alinhem os cotovelos com os ombros e alonguem o pescoço. Este é um exercício isométrico, ou seja, há contracção sem movimento. Portanto, permaneçam nessa posição. Aguentem pelo menos 30 segundos. Deixam, relaxem e voltem à posição de prancha para a segunda repetição. Façam, três repetições.
OPÇÃO: Se acham o exercício demasiado intenso ou as pernas começarem a tremer demasiado, apõem os joelhos no chão (conforme a imagem).


- Abdominais de Bicicleta - Deitem-se de costas com os joelhos ao nível do peito e com as mãos atrás da cabeça. Alternem a extensão das pernas, estendendo uma perna até ficar direita e enquanto recolhem uma perna comece a estender a outra. Quando estedem uma perna, rodem o troco na direcção da perna flectida e toquem no joelho com o cotovelo.Continuem a repetir o processo – parece que estão a andar de bicicleta. Façam 3 séries de 30 repetições.


- Abdominal Reverso - Deitem-se no chão, estiquem os braços ao longo do corpo e flexionem ligeiramente os joelhos -  esta é a posição inicial. Contraiam o abdómen ao mesmo tempo que elevam os quadris levemente do solo. As pernas devem fazer um movimento como se empurrasse o tecto. Retornem lentamente à posição inicial. Façam 3 séries de 20 repetições. 


- Flexão Alpinista - A partir da posição de flexão com os braços esticados – posição inicial – levem o joelho direito ao cotovelo esquerdo, voltem à posição inicial, e façam o mesmo para o outro lado, ou seja, levem o cotovelo direito ao joelho esquerdo. Continuem a repetir a um ritmo acelerado. Façam 3 séries de 20 repetições.


- Prancha Lateral - Deite-se de lado no chão, coloquem o cotovelo em baixo dos ombros, junte as pernas e coloque a perna mais acima directamente por cima da perna mais abaixo. Estendam as pernas. Elevem o corpo até que este fique numa posição recta, apoiados com o cotovelo e a ponta dos pés. Mantenham-se fixo nessa posição durante 30 segundos. Façam 3 séries com 15 repetições cada.
OPÇÃO: Se acham o exercício demasiado intenso ou se o corpo começar a tremer demasiado, apõem os joelhos no chão (conforme a imagem).


Alonguem sempre:
Façam esta rotina de exercícios pelo menos 3 vezes por semana e depressa verão os resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário