Já tinha ouvido falar neste livro da nutricionista Ágata Roquette mas, sinceramente, não me despertou qualquer interesse de início … Mais um, pensei. Infelizmente, o mercado está carregado com livros de dietas, nutricionista e testemunhos de supostos milagres, por isso, sair uma edição neste formato, já não é novidade. Estar de dieta está na moda.
Porém, ontem quando esperava a minha vez no cabeleireiro -odeio- olhei para cima da mesa do salão de espera em busca de uma revista que me ajudasse a passar o tempo e dei de caras com este livro: A Dieta do 31 Dias. Mais para passar o tempo que outra coisa, peguei nele e comecei a folhear.
As primeiras páginas são a história da autora – Dr.ª Ágata Roquette - que conta a dificuldade que sempre teve em emagrecer. Foi precisamente por essa razão, e depois de já te tido algumas brigas com a balança, e vários momentos de “estica e encolhe” que decidiu estudar para ser nutricionista. Se eu não tivesse optado pela via do desporto, esta seria sem dúvida a minha segunda opção. Pelo que me deu a perceber na minha rápida passagem de olhos por este livro, depois de se tornar nutricionista, a Dr.ª Agata Roquette chegou à conclusão que nenhuma das dietas que já tinha ouvido se adequavam a ela, logo, provavelmente, haveria mais gente com o mesmo problema. Foi então que decidiu criar esta dieta, que intitulou como «A Dieta dos 31 Dias».
Digo-vos já que o plano alimentar proposto pela autora me parece bastante consistente e com certeza dará resultados. Ele está divido em 3 fases:
Fase 1 – Dura 15 dias. Não se come hidratos de carbono excepto ao pequeno-almoço. Nesta fase a doutora promete um emagrecimento de cerca de 2/3 kg na mulher, e de 4/5 kg no homem.
Fase 2 – Durante 15 dias ou até alcançar o peso desejado. Aqui procedesse à integração gradual dos elementos que não se consumiam na fase 1.
Fase 3 – Esta fase é para quem se cansa da fase 2 mas ainda não atingiu o peso desejado. Nesta fase é permitida um maior consumo de hidratos de carbono e perde-se em média, 0.5 kg por semana.
Fase 4 – Manutenção. Aqui já são permitidos todos os tipos de alimentos, com conta peso e medida, como tudo na vida.
O livro está carregado de boas dicas, assim como uma opção de cardápio para os 31 dias. Têm receitas fantásticas.
É um livro que vale a pena ler. Estou seriamente a pensar seguir a dieta dos 31 dias J
Deixo-vos aqui a sinopse e o desafio:
«Está farta de dietas que não funcionam? Que a obrigam a passar fome? Em que emagrece um quilo e logo recupera dois? Dietas com alimentos que não encontra nos nossos supermercados e restaurantes? Que a proíbem de comer o pão ao pequeno-almoço de que tanto gosta? Não quer tomar medicamentos nem suplementos dispendiosos para emagrecer? Então este livro é para si. Ágata Roquette traz-lhe uma dieta inovadora, adaptada aos hábitos alimentares portugueses, onde o resultado é garantido. No final do mês, a sua balança vai acusar menos 3 a 5 quilos, se for mulher, e 5 a 8 quilos, se for homem. Como? Tudo começa na primeira consulta onde a nutricionista lhe explica os alimentos proibidos – como batatas, massa, arroz, bolachas, isto é, os hidratos de carbono - e os alimentos que pode consumir à vontade diariamente. A partir daqui cada página deste livro acompanha-a dia a dia, com dicas práticas, conselhos úteis que a motivam, e receitas variadas do que pode cozinhar. Uma nota importante: uma vez por semana, há o dia da asneira onde pode comer tudo o que lhe apetecer. Chegamos ao 15.º dia, onde volta à consulta para perceber os resultados que conseguiu até então. No final do mês, o tão esperado dia 31, com menos peso, a sua autoestima aumentada e com hábitos alimentares mais saudáveis e entra numa nova fase. Se já alcançou o peso desejado, então resta-lhe fazer a manutenção da dieta. Aí já conhece o seu corpo, que se torna num verdadeiro aliado na manutenção de um peso que lhe dá mais saúde, autoconfiança e boa aparência. Se quer perder ainda mais peso, a nutricionista Ágata Roquette dá-lhe todos os conselhos de que precisa para prosseguir a dieta até que a balança lhe indique o peso que tanto ambiciona. Uma dieta onde não passa fome, não se sente desmotivada e onde os resultados são visíveis.»
Sem comentários:
Enviar um comentário