- Se na tua dieta alimentar estás habituada a ingeri açúcar todos os dias, reduz um dia a cada duas semanas, até atingir o ponto de ingerir doces apenas uma vez a cada sete dias.
- Registem os alimentos que consomem: anote os alimentos e as respectivas quantidades ingeridas e calorias num dia. Assim passarão a ter um maior controle da quantidade de açúcar que consomem.
- Façam substituições: prefira frutas, gelatina ou doces lights a doces calóricos.
Optem por alimentos pouco calóricos: barrinhas de cereais e frutas são ótimas sobremesas ao invés de chocolates e doces gordurosos.
- Pratiquem exercício físico: está comprovado que além de todos os benefícios que traz à saúde e à estética, a atividade física ainda diminui a vontade de comer doces. Estudos mostraram que, logo após se exercitarem, as pessoas sentem -se menos propensas a comer alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura. Isso porque a atividade física estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar no organismo — o mesmo efeito causado pelo consumo de doces.
- Evitem olhar para doces: o simples fato de terem um doce apetitoso ao alcance do olhar já é suficiente para despertar no organismo o desejo pela guloseima. Por isso, manter os doces longe do campo de visão — ou simplesmente não tê-los em casa — pode ser uma boa ideia.
- Controlem a ansiedade e o Stress: doces libertam serotonina, hormônio que causa a sensação de bem-estar. Assim, muitas vezes acabam por serse usados como anti-depressivo. Controlar a ansiedade e o Stress, praticando atividades que possam servir como fonte de prazer, pode ajudar a diminuir o desejo por açúcar.
- Aumentem o consumo de alimentos ricos em triptofano como banana, feijão, lentilha, leite e derivados, nozes.
- Pensem nos vossos objectivos: se estão de dieta para perder peso, comer doces pode realmente ser um problema. Vão-se lembrando do porquê de estarem de dieta. Vão-se imaginando daqui a uns meses se se mantiverem fieis à dieta.
Sem comentários:
Enviar um comentário