domingo, 27 de abril de 2014

Digam Não Às Dietas Radicais

Está a chegar o calor, altura em que mais se vê pessoas a lançarem-se de cabeça naquelas dietas super restritas, em que não se pode comer quase nada e que acabam mesmo por passar alguma fome. 
Um conselho sincero? NÃO façam isso. 

Compreendam que:

- Comer menos engorda mais
Comer menos ao longo do dia, ao invés de emagrecer, engorda. A verdade é que passar longos períodos em jejum faz com que o metabolismo desacelere. 
Portanto, o corpo tende a acumular energia para passar por outros momentos como esse no futuro.
É mais ou menos assim, ao estarem muito tempo sem comer o vosso corpo pensa "sei lá eu quando é que ela vai voltar a comer, deixa-me cá acumular as gordurinhas de todos os alimentos que ela ingere, não vá o diabo tece-las".
Por sua vez, ao comerem pelo menos de 3 em 3 horas, o corpo não sente necessidade de acumular gordura, pois já sabe que, daí a 3 horas, vai voltar a receber energia para se manter activo. Assim, mantemos o nosso metabolismo sempre activo. 

- Ingerir poucas calorias tem efeitos secundários
Um baixo consumo calórico pode parecer a solução para todos os nossos problemas no entanto, reduzir as calorias para valores muito abaixo dos ideais pode tornar a nossa alimentação deficiente em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.
Muitas dietas radicais baseiam-se na restrição de determinados grupos de macronutrientes, como os carboidratos, proteínas ou lípidos. Ao restringir um determinado grupo, o consumo dos micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais, também fica prejudicado.
Esta restrição para além de ser prejudicial à saúde, vai com toda a certeza reflectir-se em queda de cabelo, unhas fracas, flacidez e até tonturas, dores de cabeça, fraqueza e desmaios. 
A restrição de calorias vai emagrecer-te a curto prazo, é certo, mas a que preço? Não é a resposta, acreditem. O valor mínimo é de 1200 calorias por dia, tudo o que for inferior a isso trará problemas a longo prazo. 

- Perder muitos quilos em pouco tempo aumenta a percentagem de gordura no corpo
Fazer uma dieta para emagrecer muito em pouco tempo geralmente não dura e a pessoa volta a ganhar peso novamente e de forma acelerada. Isso é chamado de efeito sanfona, geralmente causado por dietas radicais.
Nesses casos, a perda de peso costuma ocorrer pela redução de massa magra ou pela diminuição de água corporal. 
Dificilmente alguém chega a perder gordura ao iniciar uma dieta radical. Dessa forma, ao abandonar a dieta e retomar os velhos (e maus) hábitos, o corpo tende a recuperar o que foi perdido, acumulando ainda mais gordura.
Lembrem-se, o que nós queremos eliminar é a massa gorda, mesmo que isso não se traduza em kg na balança.

- Dieta à base de um único alimento não dura
Dieta da sopa, dieta da banana, dieta sem hidratos de carbono, dieta da maça, dieta disto ou daquilo ... Nem vale a pena, ninguém resiste muito tempo.
Excluir grupos alimentares inteiros ou limitar a alimentação a doses de shakes, chás e frutas deixa a dieta monótona, já não não falar do prejudicial que isso é para a saúde.

- A tentativa de eliminar os hidratos de carbono não é saudável
Responsáveis pelo fornecimento de energia do corpo, normalmente são excluídos das dietas que estimulam o emagrecimento rápido a qualquer custo, pois são tidos como vilões do excesso de peso. A su ausência pode diminuir a quantidade de serotonina, substância produzida no cérebro com a função de regular o apetite e a saciedade. A queda de seretonina pode levar à compulsão alimentar e ao aumento da ansiedade, dificultando o processo de emagrecimento. Além disso, a não ingestão de glicose acaba por gerar alta concentração de cetona no organismo, que acarreta o aumento da produção de radicais livres, podendo estimular até o aparecimento de doenças crónicas, sendo a principal delas o cancro.

- Metas irreais prejudicam o processo da perda de peso 
Normalmente estas dietas prometem "mundos e fundos", que, na maior parte das vezes, não correspondem à realidade. Isso deixa-nos desanimadas e frustadas, e com aquele pensamento de "andei a passar fome e não deu em nada". Isso leva a desanimação e a uma sensação de revolta que nos leva a consumir em pouco tempo tudo aquilo que restringimos enquanto fazíamos dieta. Ora isso resulta, obviamente, no ganho de todo o peso que tínhamos conseguido eliminar, e muitas vezes, algum extra. 


Sem comentários:

Enviar um comentário