sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Que Comer (Ou Não) À Noite

Que comer bem durante 24h é essencial para a nossa saúde e bem estar não é novidade nenhuma. A novidade pode surgir nos cuidados especiais com a alimentação que temos que ter no período da noite, graças às mudanças que esse mesmo período proporciona ao nosso corpo. Com o metabolismo em marcha lenta, uma alimentação errada pode provocar aumento de peso e ainda atrapalhar o sono.
À noite as atividades diminuem e o metabolismo desacelera. Consequentemente, gastamos menos energia. Por isso é necessário tomar ainda mais cuidado com os alimentos ingeridos e optar refeições/snacks.

Devemos Evitar: 
- Alimentos gordurosos e de difícil digestão: como carnes vermelhas, cremes ou queijos amarelos, etc;
- Bebidas ricas em cafeína: café, chá mate e preto e refrigerante.

Devemos Consumir:
- Alimentos que auxiliem o processo de relaxamento: alface, espinafre, etc; 
- Alimentos que auxiliem na liberação de serotonina, dona de uma ação sedativa: carnes magras, leites e iogurtes desnatados e queijos magros, nozes, banana e leguminosas;
- Alimentos ricos em vitamina B6: frango, atum, cereais integrais, sementes de gergelim, tofu, soja, caju e tomate;
- Algumas bebidas de efeito calmante: chá de camomila, leite quente, suco de cereja, etc. 


Agora, aquela perguntinha chave: Podemos comer carboidratos à noite? 
Quem nunca ouviu aquela teoria "depois das 17h nada de carboidratos"? Ou mais radical ainda "Depois de almoço os carboidratos são para excluir do cardápio". 
Isso não é de todo verdade.
A preocupação em ingerir carboidratos à noite acontece porque esse nutriente tem maior capacidade de libertar insulina e esse hormônio é menos metabolizado no período noturno. Porém, o carboidrato é um nutriente que deve estar presente em todas as refeições, inclusive no jantar, e funciona como combustível do nosso organismo, sendo necessário até para a queima de gorduras.
Por isso, o que devemos fazer na hora do jantar, é optar por carboidratos complexos, pois a liberação de glicose não ocorre de forma tão rápida quanto nos carboidrato simples, precisando assim de menos insulina. Esparguete e arroz integral são uma óptima opção, assim como a aveia. 


O horário também é importante: O ideal é jantar cerca de duas a três horas antes de dormir, para que o organismo tenha tempo suficiente para realizar a digestão e não haja a sensação de estômago pesado. Dormir logo após ter realizado a refeição pode ocasionar algum desconforto, como azia ou gazes. 



Dicas para emagrecer enquanto dorme: 

- Durmam sempre pelo menos 8 horas;
- Para manter o metabolismo a trabalhar é importante não passar muitas horas sem comer, já que o corpo queima calorias enquanto digere os alimentos e, quando não tem energia, fica ainda mais lento, para conservar essas calorias;
- Incluir alimentos termogênicos nas últimas refeições pode acelerar e manter o metabolismo trabalhando mais rapidamente. É o caso da pimenta, gengibre, vinagre de maçã, couve, brócolis, laranja, kiwi, aspargos, água gelada, canela, entre outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário