terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Modalidades de Ginásio: Yoga

Vou ser sincera, nunc fiz yoga, mas tenho imensa curiosidade. Infelizmente, o ginásio que frequento não dispõe da modalidade. Já fiz o download de uma aplicação com uns movimentos de yoga para o iPad mas ainda não me aventurei.

Yoga ou ioga, significa controlar, unir. Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais.
Na sociedade Ocidental, o Yoga tem fundamentalmente a finalidade de revitalizar o corpo físico, melhorar a concentração e apaziguar a mente turbulenta através da redução dos níveis de stress.
Trata-se de uma prática dinâmica, profunda, agradável e desafiante que une o nosso corpo físico, os sentidos, a consciência e a mente num único ser, o nosso, levando cada um de nós a um crescente bem estar, auto conhecimento e felicidade.
As aulas de Yoga são baseadas na permanência em posturas (asanas), conciliadas com técnicas respiratórias (pranayamas),com técnicas de relaxamento (Yoganidrá), de limpeza e purificação (krias), de canalização de energia (bandhas) e de vocalizações (mantras) que ajudam no processo de concentração e descongestionamento energético do corpo e da mente.

Falando de benefícios, sabemos que o yoga ajuda a conquistar e manter uma boa saúde, alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro.
Alivia ou elimina gradualmente problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas). Melhora a nível de concentração, memória, reforça a auto-estima, a auto-imagem e a força de vontade. Melhora a forma de nos relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo. Proporciona alívio do Stress, auto-conhecimento e paz interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário