quarta-feira, 11 de junho de 2014

(Mais) Erros Cometidos Na Dieta

Na hora de fazer dieta nós vamos muita vez atrás do que ouvimos dizer ou no que as marcas querem que nós acreditemos. Já não é o primeiro post de «eros cometidos na dieta» que eu faço e concerteza não será o ultimo. Agora tomem nota destes 6 "novos" erros:

- Achar que queijo branco é óptimo para controlar o peso e substituir o queijo amarelo por este - Por ter a fama de bonzinho, o queijo branco normalmente é consumido em pedaços maiores. É a nossa típica mentalidade, não faz mal posso comer ao exagero. Nâo! Ele não faz tanto mal à dieta como o queijo amarelo, mas faz na mesma. Além disso, no que diz respeito à nossa saúde, o queijo branco não é necessariamente mais saudável, já que, como os outros queijos, é rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e comprometer a saúde do coração. Se preferir o queijo branco, escolha a versão light.


- Retirar a banana do cardápio - A banana sempre teve fama de calórica. No entanto uma banana média tem apenas 78 calorias, não é nada do outro mundo. Além disso, ela é rica em fibras insolúveis, que enganam a fome e a produção excessiva de insulina. A banana ainda preserva a flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia a TPM. A fruta também possui triptofano, que favorece a formação do hormônio da alegria e bem-estar, a serotonina.



- Reduzir o consumo de carboidratos apenas à noite - muitas pessoas pensam que comer alimentos ricos em carboidratos, como pão, arroz e batata, após às 18h é proibido. Realmente o metabolismo no período da noite apresenta menor actividade, mas o corpo continua a funcionar até quando nós dormimos. Portanto, não há diferença se consumirem carboidrato de dia ou de noite, desde que seja em quantidade adequada.



- Exagerar ao fim-de-semana porque se esforçou durante a semana - Num ano, 104 dos 365 dias são fim-de-semana. Se, em cada um desses dias, ingerirmos 100 calorias a mais da recomendação diária, no fim de um ano pode ter engordado 1,5 kg. Se o excesso for 1000 calorias, o prejuízo pode ser de 15kg. Além de que, apenas dois dias, são os necessários para estragar todo o nosso trabalho de uma semana, e isso é muito frustrante.



- «Entupirem-se» em produtos light - ser light não significa não ter calorias, açúcares ou gorduras. Significa ter calorias reduzidas pela diminuição de algum nutriente. Esses produtos ajudam a ficar dentro do limite calórico diário, mas não são sinónimos de sucesso garantido e precisam ser consumidos moderadamente. Lá está, a mentalidade portuguesa «é light, posso comer até cair».


- Comprar sempre pães integrais ou com grãos porque engordam menos - eles são realmente mais saudáveis, devido aos seus altos teores de fibras, gorduras saudáveis, vitaminas do complexo B e fotoquímicos. Mas, na hora da escolha do pão, o importante é avaliar no rótulo a quantidade de calorias por porção e a quantidade de fibras, que deve ser de, no mínimo, 3g por porção.



- Beber muita água com sabor - É importante consumir água pura, que não tem calorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário