Na hora de fazer dieta nós vamos muita vez atrás do que ouvimos dizer ou no que as marcas querem que nós acreditemos. Já não é o primeiro post de «eros cometidos na dieta» que eu faço e concerteza não será o ultimo. Agora tomem nota destes 6 "novos" erros:
- Achar que queijo branco é óptimo para controlar o peso e substituir o queijo amarelo por este - Por ter a fama de bonzinho, o queijo branco normalmente é consumido em pedaços maiores. É a nossa típica mentalidade, não faz mal posso comer ao exagero. Nâo! Ele não faz tanto mal à dieta como o queijo amarelo, mas faz na mesma. Além disso, no que diz respeito à nossa saúde, o queijo branco não é necessariamente mais saudável, já que, como os outros queijos, é rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol e comprometer a saúde do coração. Se preferir o queijo branco, escolha a versão light.
- Retirar a banana do cardápio - A banana sempre teve fama de calórica. No entanto uma banana média tem apenas 78 calorias, não é nada do outro mundo. Além disso, ela é rica em fibras insolúveis, que enganam a fome e a produção excessiva de insulina. A banana ainda preserva a flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia a TPM. A fruta também possui triptofano, que favorece a formação do hormônio da alegria e bem-estar, a serotonina.
- Reduzir o consumo de carboidratos apenas à noite - muitas pessoas pensam que comer alimentos ricos em carboidratos, como pão, arroz e batata, após às 18h é proibido. Realmente o metabolismo no período da noite apresenta menor actividade, mas o corpo continua a funcionar até quando nós dormimos. Portanto, não há diferença se consumirem carboidrato de dia ou de noite, desde que seja em quantidade adequada.
- Exagerar ao fim-de-semana porque se esforçou durante a semana - Num ano, 104 dos 365 dias são fim-de-semana. Se, em cada um desses dias, ingerirmos 100 calorias a mais da recomendação diária, no fim de um ano pode ter engordado 1,5 kg. Se o excesso for 1000 calorias, o prejuízo pode ser de 15kg. Além de que, apenas dois dias, são os necessários para estragar todo o nosso trabalho de uma semana, e isso é muito frustrante.
- «Entupirem-se» em produtos light - ser light não significa não ter calorias, açúcares ou gorduras. Significa ter calorias reduzidas pela diminuição de algum nutriente. Esses produtos ajudam a ficar dentro do limite calórico diário, mas não são sinónimos de sucesso garantido e precisam ser consumidos moderadamente. Lá está, a mentalidade portuguesa «é light, posso comer até cair».
- Comprar sempre pães integrais ou com grãos porque engordam menos - eles são realmente mais saudáveis, devido aos seus altos teores de fibras, gorduras saudáveis, vitaminas do complexo B e fotoquímicos. Mas, na hora da escolha do pão, o importante é avaliar no rótulo a quantidade de calorias por porção e a quantidade de fibras, que deve ser de, no mínimo, 3g por porção.
- Beber muita água com sabor - É importante consumir água pura, que não tem calorias.
Sem comentários:
Enviar um comentário