quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Erros Que Deves Evitar No Ginásio

Malhas e malhas e não chegas aos teus objetivos? Ou sais do ginásio com dores nas costas, pescoço, etc... Talvez estejas a fazer algum erro durante o treino. 
Nalguns casos, as falhas podem simplesmente fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do treino e dos resultados que pretende obter, ou levar a lesões.
Confere se fazes algum destes erros:

- Iniciar o treino sem aquecer
Antes do treino, o corpo deve ter uma preparação para o esforço. É o aquecimento que ativa a irrigação sanguínea e o aporte de oxigénio, e que acelera o metabolismo, tornando o organismo mais apto e preparando-o para o aumento do rendimento dos sistemas fisiológicos, diminuindo o perigo de lesões. 
A duração do aquecimento depende da modalidade que se vai praticar, mas não deve ser inferior a 10 a 15 minutos, nem superior a 30 minutos.



- Exagerar no esforço
O overtraining ocorre quando carga, a intensidade e/ou o tempo de uma sessão de treino excedem a tua capacidade de recuperação. Assim, deixas de progredir e pode começar a perder força.


- Treinar mesmo com dor
A dor após o treino é normal durante a fase de adaptação à carga ou a novos exercícios. No entanto, também pode ser sinal de lesão ou pré-lesão. Pode surgir devido a má execução técnica, excesso de carga ou intensidade do treino, acidente, queda ou uma pancada.


- Respirar de forma incorreta
A respiração adequada durante o exercício é fundamental porque ajuda a oxigenar os músculos, fornecendo-lhes sangue rico em nutrientes, e potência a conversão da energia. Uma respiração errada pode ter um impacto negativo ao nível da tensão arterial, causar fadiga precoce e comprometer o rendimento físico.
O erro mais frequente «ocorre no treino muscular. É a chamada manobra de valsava e consiste em conter a respiração no momento de força. Respirem de forma ritmada, calma e adequada à intensidade do esforço.


- Não ingerir líquidos
Beber líquidos durante o exercício previne a desidratação e ajuda a manter o desempenho. Dependendo da intensidade, das condições ambientais e do tipo de roupas usadas, o facto de estares a suar bastante pode levar a perdas excessivas de nutrientes críticos se não forem corretamente substituídos.


- Treinar em jejum
O glicogénio é o hidrato de carbono que o nosso corpo usa como combustível preferencial durante o exercício. Se os seus níveis não forem repostos através da alimentação, o organismo não consegue queimar gordura e começa a utilizar a massa muscular (proteína) como forma de obter energia rapidamente.
Essa situação favorece o abrandamento do metabolismo e o armazenamento de mais gordura.


- Não diversificar o treino
Se a carga ou tipo de atividade física não variarem, o organismo entra em estagnação e, muitas vezes, até perde a condição física.


- Movimentos de postura incorretos
Estes são alguns dos gestos a evitar: Forçar o pescoço durante os abdominais; Levantar pesos do chão sem fletir os joelhos; Correr na passadeira com má postura.


- Não alongar
Os alongamentos preparam os músculos e aliviam a tensão, após os exercícios físicos. Induzem o relaxamento, melhoram a coordenação, aumentam a flexibilidade dos músculos, previnem lesões, desenvolvem a consciência corporal, ativam a circulação.


Sem comentários:

Enviar um comentário