quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Alimentos Amigos Da Dieta # 3 - Chá Verde

Ele desintoxica, desincha, acelera o metabolismo e queima gordura. O chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. Muito popular na China e no Japão, o chá verde é fonte de antioxidantes conhecidos como polifenóis e catequinas, em particular o epigalocatequina galato (EGCG), que estimula o metabolismo a acelerar a perda de peso queimando gorduras rápida e facilmente. Ele fornece energia extra, evita a retenção de líquidos, e também ajuda a queimar gordura corporal. 
Para além do efeito diurético, o chá verde também retarda o processo do envelhecimento da pele, como o surgimento de rugas, bolsas sob os olhos, manchas na pele etc. 

Parece maravilhoso mas também têm os seus senões. O chá verde é rico num elemento anti-nutricional chamado tanino, que bloqueia a absorção dos minerais da dieta, Desta forma deve ser tomado no intervalo entre as refeições. Para além disso, Quem tem hipertensão arterial também não deve tomar este chá, a teofilina (estimulante semelhante à cafeína, no café) e outras propriedades podem ajudar a promover a elevação da pressão arterial. 



O chá verde têm um sabor bastante amargo (a meu ver, horrível mesmo), por isso deixo-vos umas dicas de preparação que o tornam um pouco mais agradável. Vale mesmo a pena o sacrifício. 

- Quando forem preparar o chá-verde, não exagere na dose da erva. Usem emas 1 colher de sopa rasa para 1 litro de água - fica menos amargo. Só depois de estarem acostumadas ao sabor, podem acrescentar mais uma colher para a mesma quantidade de água. 

-  Preparem o chá-verde com uma outra erva (fresca ou em saquinho) também melhora o sabor. Pode ser erva-cidreira, hortelã, erva-doce. 

- Ferver a água com um pedaço de casca de abacaxi ou de manga é outra tática para deixar o chá um pouco mais doce.


Sem comentários:

Enviar um comentário