sábado, 4 de janeiro de 2014

Alimentos Amigos Da Dieta # 4 - Gengibre

Ah o maravilhoso gengibre - maravilhoso nos seus benefícios, porque mo seu sabor de maravilhoso não têm nada -, usado tanto na culinária como na medicina, é uma verdadeira graça de Deus. Originário da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberculosa. 

De entre os seus inúmeros benefícios salientamos o que nos interessa sobretudo aqui para o blogue, que é a ajuda que esta raiz dá na perda de peso. 
O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, é um alimento que acelera o metabolismo e que faz com que o corpo gaste mais calorias no processo da digestão. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem favorecer o emagrecimento.



Outros benefícios do gengibre: 
- Ajuda a resolver problemas estomacais: combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos.
- Atenua as dores menstruais.
- Atenua a ressaca.
- Alivia dores decorrentes da artrite e dores musculares.
- Trata infecções do trato respiratório, tosse e bronquite.
- O óleo extraído do vegetal é eficaz no tratamento de queimaduras.

Este alimento é facilmente encontrado nos supermercados ou em lojas de produtos naturais, e pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Para que o efeito termogênico do gengibre resulte, este deve ser tomado todos os dias, entre 2 a 4 gramas por dia. 



Sem comentários:

Enviar um comentário