sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Modalidades de Ginásio: Spinning

Apesar dos horrores que eu já tinha ouvido dizer das aulas de spinning, esta semana enchi-me de coragem e fui experimentar. Deixem-me que vos diga ... é mauzinho, é das aulas mais puxadinhas que eu já fiz. Verdade seja dita, custei a aguentar-me. A minha colega em tom de brincadeira perguntou-me «então, estás viva» e a minha sincera resposta foi «epá, respiro, com dificuldade mas respiro.».   

O spinning têm-se vindo a tornar numa modalidade cada vez mais popular. A meu ver, isso deve-se ao facto de ser uma modalidade que qualquer pessoa pode praticar, e por ser uma modalidade onde acabamos por nos esforçar bastante, perder bastantes calorias e mantermos-nos em forma. 

As a ulas de spinning são feitas no ginásio, com várias configurações de luz e música para criar uma atmosfera apropriada.
O instrutor orienta-nos através das fases de treino. Aquecimento, cadências constantes, tempos, sprints, subidas , descidas , etc
Somos nós (segundo ordens do instrutor) que controlamos a resistência da bicicleta, ou seja, torna-mos os pedais mais ou menos pesados. 
Numa aula de spinning nunca estamos quietos, para além do pedalar constante, ora estamos a pedalar de pé, ora estamos pedalar sentados, ora temos as mãos numa posição ou noutra, ora estamos a dar menos ou mais resistência à bicicleta, enfim, é sempre a mexer. 
Tudo o que precisamos é de roupa de ginástica , uma toalha para ir limpando o suor (acreditem, precisam!) e uma garrafa de água.

Em termos de benefícios, para além do óbvio, que é a perda de cerca de 400 a 600 calorias por cada aula de 45 minutos; o spinning fortalece pernas e coxas, proporcionando-nos mais saúde e boa forma. Apara além disso ajuda a criar maior resistência corporal e fortalecimento dos músculos da região do abdômen, glúteo, panturrilha e dos sistemas respiratório e cardíaco.


Sem comentários:

Enviar um comentário