quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mitos Sobre Dietas

Mito 1 - O pão engorda
O problema do pão é ser habitualmente ingerido às horas das refeições e com manteiga e outras entradas à mistura. Deve-se comer pão sim, de preferencia escuro, e ao pequeno almoço ou lanche.

Mito 2 - Café com adoçante e refrigerantes diet são permitidos
Não existem escolhas piores para quem quer perder peso do que bebidas ricas em cafeína e adoçadas artificialmente. O que estas duas substâncias fazem é justamente alimentar o mecanismo do estresse e do ganho de peso. Água sempre é a melhor opção. Deve ser a primeira coisa que você ingere pela manhã e é aconselhável que você beba bastante o líquido , durante o dia inteiro, principalmente quando sentir fome, cansaço, inchaço e qualquer desconforto.

Mito 3 - Café deve ser evitado
O café pode melhorar o funcionamento do cérebro, auxiliar a queima de gordura, proteger o fígado de doenças como cirrose e câncer, além de diminuir o risco de diabetes e doenças como Alzheimer e Parkinson.

Mito 4 - Alguns alimentos têm gordura zero
Todos os alimentos têm gordura, mesmo aqueles produtos, como por exemplo iogurtes, que afirmam ter 0% de gordura.

Mito 5 - Água quente em jejum queima gordura
Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína. Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo.

Mito 6 - Comer à noite engorda
É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas. Não importa que hora do dia você come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso.

Mito 7 - Carne vermelha é ruim para a saúde
Carne vermelha, frango, porco e peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, contêm nutrientes que são importantes para a saúde como proteína, ferro e zinco. O tamanho de uma porção de carne tem o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolha pedaços de carne que têm menos gordura e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar.

Mito 8 - Quando se está de dieta pode-se comer tudo na mesma, e mesmo assim emagrecer
Para perder peso é necessário renunciar sim a alguns grupos de alimentos como doces, frituras, massas, etc. Após atingir o peso desejado, basta ter ciência que para manter o peso terá que adotar novos hábitos de vida.

Mito 9 - Para se perder peso deve-se fazer o máximo de exercício possível todos os dias
Exigir o máximo do seu corpo todos os dias não é a melhor estratégia para perder peso, ainda mais se costumava ter um estilo de vida sedentário. Principalmente as mulheres devem variar os tipos e a intensidade dos exercícios, de acordo com seu ciclo menstrual.

Mito 10 - Ovos fazem mal ao coração
Muita gente condena o consumo desse tipo de alimento devido ao seu teor de colesterol ser relativamente alto. Ainda assim, ovos são ótimos alimentos recheados com vitaminas, minerais e antioxidantes. A ingestão de ovos melhora o nível de lipídios em nosso organismo, já que eleva os níveis de HDL.

Mito 11 - Deve-se comer com frequência mas em pequenas quantidades
Estudos mostram que em termos de metabolismo e de consumo calórico não existe diferença entre refeições frequentes (5-7 vezes por dia) e as habituais (3-4 vezes por dia). Tudo depende da quantidade total de alimento consumido no total.


Sem comentários:

Enviar um comentário