quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Peça Que Me Faltava - Exercício Físico

Boas noites :)
Como todas sabemos, há pessoas que são magras por natureza, não precisam de se esforçar para que isso aconteça. Infelizmente, eu não sou uma dessas pessoas. Provavelmente é genético sim, os meus pais são bastante "gorduchos", tenho um metabolismo lento e uma forte tendência para engordar. Por isso, e sobretudo por ser tão, mas tão gulosa (porquê normalmente as duas coisas têm que estar tão associadas ????!!!) tive sempre uns quilinhos a mais que a conta desde bastante novinha.
Comecei desde cedo com as mais diversas dietas e a tomar os mais "milagrosos" produtos que a toda a hora são publicitados na televisão. De fato, enquanto estava num gênero de regime militar no que toca a comida, eu até conseguia perder peso, mas depois chegava aquela fase em que ou a perda abrandava significativamente, ou íamos de férias e eu pensava "que se lixe isto, a vida são dois dias".
Realmente a vida são dois dias, e nós queremos vive-los gordas, pouco saudáveis e sentirmo-nos mal conosco próprias? Não!
Qual eram os meus erros? O principal: Alergia a exercício físico. Este era o meu principal erro. Sem exercício físico não se vai a lado a nenhum quando o objetivo é perder peso e ficar saudável.
Para conseguirmos perder peso não nos podemos concentrar apenas na redução da ingestão de alimentos, temos também que aumentar a atividade física, caso contrario, corremos o risco de em vez de perdermos massa gorda, perdermos massa muscular. Na balança vai-se notar a mesma, vamos estar a perder peso na mesma, mas não erá uma perda de peso saudável, uma vez que a perda muscular progressiva levará a um aumento de gordura no corpo o que pode provocar inúmeras doenças bem conhecidas (ex: diabetes, hipertensão, aumento do colesterol, etc.).  Já para não falar, que assim que abandonar o regime alimentar, rapidamente ganhará todo o peso que perdeu (catchim, fez-se luz na minha cabeça!!!).


Há três coisas que são essenciais sabermos:
  • O exercício ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Com o exercício físico queimamos mais calorias; e
  • O exercício libera endorfinas realmente que mantêm seu humor elevado.


Exercício físico não é sinônimo de passar horas no ginásio, até porque nem todas temos disponibilidades para isso. Na verdade, o exercício deve ser algo que lhe dê prazer fazer. comece com algo leve, e quando vir que já não lhe custa tanto como custava de inicio, parta para um exercício mais pesado, e assim sucessivamente. Vá intensificando no geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário