quarta-feira, 5 de março de 2014

Retenção De Líquidos - O que é, Causas, Consequências e Tentativas De A Combater

Retenção de líquidos, o que é? É uma grande chatice para quem a faz quando sobe na balança. Os líquidos acumulados estão lá todos contadinhos naqueles números que por norma nós já detestamos.
A retenção de líquidos trata-se da acumulação de líquido que passa das veias para o exterior (espaço intercelular) e provoca inchaço(s) na(s) zona(s) afectada(s). Devido a este acumular de líquido, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Ela pode ser considerada um transtorno metabólico que consiste na acumulação de água no organismo, normalmente nas pernas (uipii, eu -.-), abdómen ou mãos.


Muitas são as causas médicas da retenção hídrica, como problemas hormonais relacionados à tireóide, problemas em órgãos como rim e coração, ou até mesmo simples genética. Os estrogénios (hormonas femininas) influenciam directamente a permeabilidade dos capilares. Se a sua presença for excessiva, como acontece durante a ovulação ou nos dias que antecedem a menstrua­ção, os capilares tornam-se mais permeáveis, fazen­do com que a água escape. Portanto, esta condição agrava-se no nosso período de ovulação e quando menstruamos. Outra grande causa deste acontecimento é, porém, a alimentação deficiente: excesso de sal, défice de proteínas (as proteínas fazem com que o fígado produza albumina, uma substância que evita a acumulação de líquidos), ou escassez de nutrientes.


O maior incomodo causado pela retenção de líquidos é, sem dúvida alguma, o inchaço no corpo. É o que leva ao tal aumentozito de peso que pode facilmente ir até aos 2 kg num dia. Outras consequências que se fazem sentir são inchaços, cãibras, fraqueza, mau humor e mal-estar. Em casos mais graves, a retenção de líquidos pode até provocar queda de cabelo, alergias e unhas quebradiças.


Ao contrário do que se pensa, quando uma pessoa faz rentenção de liquidos ela não deve ingerir menos liquidos, bem pelo contrário, ela deve ingerir mais do que o costume, pelo menos 2 litros por dia. Deve também diminuir o sódio(sal) da alimentação, principalmente nas refeições feitas depois das 18 horas. E, como eu sempre aconselho, que aposto que até já chateia, mas é mesmo muito importante, não pode ser uma pessoa sedentária, mexa-se, ande, corra, ande de bicicleta, vá ao ginásio, vá à piscina, vá dançar, etc. Estas são as regras base. Agora vou ainda acrescentar algumas dicas:

- Façam hidromassagem. Esta técnica, empregada a nível profissional, estimula a circulação sanguínea, consegue relaxar os músculos e abre os poros da pele, favorecendo a eliminação de toxinas e gorduras.

- Bebam chá, sobretudo a seguir às refeições. 

- Algumas frutas como a toranja, o ananás e o arando, assim como alguns legumes – como o aipo, os agriões e a beringela -, também favorecem a eliminação de substâncias tóxicas através da urina. É pois muito recomendável que incluam estes produtos na vossa alimentação diária para provocar a eliminação de toxinas do seu corpo de forma sã e natural.

- O consumo de carboidratos refinados (arroz branco, pães, bolos e bolachas feitos com farinha branca) devem ser substituídos pelos carboidratos integrais (arroz integral, pão integral, aveia, quinoa).


Alimentos que ajudam:
  • Pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra, morango e melancia – pois têm 90% de água;
  • Laranja, tomate, banana e manga – ajudam a desinchar pois são ricos em potássio;
  • Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão – são diuréticos naturais;
  • Alho – diminui a pressão arterial e combate o inchaço; e
  • Salsa – é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados e actua como diurético.
Alimentos que devem evitar: 
  • Reponho, couve, couve-flor e batata-doce – fermentam e provocam gases;
  • Refrigerantes (mesmo o light e os diet) – são bebidas ricas em sódio;
  • Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne seca – Têm muito sal;
  • Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína;
  • Fritos e lanches servidos em fast-food; e
  • Doces – abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário