A retenção de líquidos trata-se da acumulação de líquido que passa das veias para o exterior (espaço intercelular) e provoca inchaço(s) na(s) zona(s) afectada(s). Devido a este acumular de líquido, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Ela pode ser considerada um transtorno metabólico que consiste na acumulação de água no organismo, normalmente nas pernas (uipii, eu -.-), abdómen ou mãos.
Ao contrário do que se pensa, quando uma pessoa faz rentenção de liquidos ela não deve ingerir menos liquidos, bem pelo contrário, ela deve ingerir mais do que o costume, pelo menos 2 litros por dia. Deve também diminuir o sódio(sal) da alimentação, principalmente nas refeições feitas depois das 18 horas. E, como eu sempre aconselho, que aposto que até já chateia, mas é mesmo muito importante, não pode ser uma pessoa sedentária, mexa-se, ande, corra, ande de bicicleta, vá ao ginásio, vá à piscina, vá dançar, etc. Estas são as regras base. Agora vou ainda acrescentar algumas dicas:
- Façam hidromassagem. Esta técnica, empregada a nível profissional, estimula a circulação sanguínea, consegue relaxar os músculos e abre os poros da pele, favorecendo a eliminação de toxinas e gorduras.
- Bebam chá, sobretudo a seguir às refeições.
- Algumas frutas como a toranja, o ananás e o arando, assim como alguns legumes – como o aipo, os agriões e a beringela -, também favorecem a eliminação de substâncias tóxicas através da urina. É pois muito recomendável que incluam estes produtos na vossa alimentação diária para provocar a eliminação de toxinas do seu corpo de forma sã e natural.
- O consumo de carboidratos refinados (arroz branco, pães, bolos e bolachas feitos com farinha branca) devem ser substituídos pelos carboidratos integrais (arroz integral, pão integral, aveia, quinoa).
Alimentos que ajudam:
- Pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra, morango e melancia – pois têm 90% de água;
- Laranja, tomate, banana e manga – ajudam a desinchar pois são ricos em potássio;
- Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão – são diuréticos naturais;
- Alho – diminui a pressão arterial e combate o inchaço; e
- Salsa – é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados e actua como diurético.
Alimentos que devem evitar:
- Reponho, couve, couve-flor e batata-doce – fermentam e provocam gases;
- Refrigerantes (mesmo o light e os diet) – são bebidas ricas em sódio;
- Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne seca – Têm muito sal;
- Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína;
- Fritos e lanches servidos em fast-food; e
- Doces – abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.
Sem comentários:
Enviar um comentário