Vamos lá então esclarecer.
Os 4 tipos de gordura:
"As más"
- Gordura Saturada - Saturada do que? Hidrogênio. E saturadas andamos nós dela também, pois este tipo de gordura é altamente prejudicial à saúde. Estão presentes em alimentos de origem animal, tais como as carnes (principalmente bacon e pele de frango), manteiga, chocolate, além de inúmeros outros produtos industrializados. Alguns especialistas acreditam que a gordura saturada consumida em grande quantidade tenha influência direta com problemas cardíacos, uma vez que aumentam os níveis de colesterol.
- Gordura Trans - A pior gordura de todas. Este tipo de gordura é encontrado em produtos industrializados. Ela surge após um processo de hidrogenação de óleos vegetais.
Estudos indicam que este tipo de gordura está ligado a problemas no coração, obesidade, aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom, dificuldade na passagem do sangue pelas artérias, diabetes, facilidade de contrair inflamações, entre outros. Isto porque o corpo não reconhece a gordura transformada e não sabe como eliminá-la. As gorduras trans são absorvidas pelas membranas celulares, onde iniciam a desordem geral no metabolismo das células.
"As boas"
- Gordura Monoinsaturada - Esta gordura é benéfica para a saúde, embora deva ser consumida com moderação devido à elada quantidade de calorias que possuí. Esta gordura não favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares, tanto que a substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. As maiores fontes deste tipo de gordura são o azeite de oliva, o óleo de gergelim, o óleo de amendoim e o abacate.
- Gordura Poliinsaturada - Á semelhança das gorduras monoinsaturadas, também estas são benéficas para a saúde se consumidas com a devida moderação. Um exemplo de alimentos ricos em grduras poliinsaturadas é o ômega 3, presente nos peixes de água fria e frutos do mar, e o ômega 6, encontrado nos óleos de canola, grãos e soja. Esta gordura têm a propriedade de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos.
Como podem ver, há gorduras boas e gorduras más. Umas de que devemos "fugir", outras que devemos incluir na nossa dieta ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário