segunda-feira, 17 de março de 2014

Alimentos Amigos Da Dieta # 8 - Maracujá

O maracujá é espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América. Este maravilhoso fruto, quando chega até nós, têm uma forma redonda ou ovóide, amarelo ou púrpura-escuro quando está maduro. A polpa, parte comestível do maracujá, é formada por sementes pretas cobertas de uma substância amarela e translúcida, ligeiramente ácida e de aroma acentuado, sendo consumida ao natural ou em sumos, batidos e doces.

Quando se fala no maracujá, o primeiro benefício que temos que salientar, é o seu efeito calmante que se explica devido à existência de uma substância semelhante à morfina, a passiflorina nas folhas e suas raízes do maracujeiro. A passiflorina é muitas vezes aplicada como calmante.
Além disso o maracujá é fonte em vitaminas A, C e do complexo B; e apresenta boa quantidade de sais minerais como o ferro, o sódio, o cálcio e o fósforo.
Com todos estes componentes, o maracujá é têm provas dadas na prevenção do cancro. Sendo ainda altamente eficaz para proteger da pressão arterial elevada.
Este magnifico fruto têm ainda complexos que ajudam na saúde do nosso colón, olhos, sistema imunitário, sistema digestivo, e saúde cardiovascular. 

No que levou o maracujá a ser escolhido como um alimento «amigo da dieta», podemos dizer que ele é um autêntico bloqueador de gordura. Este fruto é rico em pectina, que quando chega ao intestino, a vai bloquear a absorção da gordura dos alimentos. A pectina, quando chega ao estomago, transforma-se numa espécie de gel não digerível, e provoca uma sensação de saciedade
A fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo, e esta faxina ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo.
Isto tudo, com apenas 97 calorias por cada 100 gramas.

Sem comentários:

Enviar um comentário