sexta-feira, 7 de março de 2014

No Ginásio Falam Chinês?

Nunca vos aconteceu estarem no ginásio e de repente o PT ou o professor ou quem seja lhes dizer algo do género " Dona Florentina Maria agora mais controlo quando faz o movimento antagonista " ou então " Dona Genoveva Almerinda este exercício é apenas monoarticular, faça 3 séries de 10 repetições " e nós fazemos como os pinguins do filme «Madagáscar» pomos um ar fofinho, sorrimos e acenamos mas não entendemos nada do que os foi dito. Verdade ou mentira?

Para aquelas que têm uma certa vergonha de perguntar, eu hoje preparei-vos o ABC do ginásio, aqui vai:

- Massa Gorda - a teoria de que o corpo humano é composto por dois compartimentos básicos, um desses compartimentos é o da gordura, onde se encontra toda a massa gorda.

- Massa Magra - é o segundo compartimento, ausente de gordura. Inclui a massa muscular, a massa óssea, o sangue, a pele e os órgãos.

- Massa Muscular - Massa muscular, como já vimos, não é sinónimo de massa magra. Temos 3 tipos de músculo no nosso corpo, sendo: Músculo Liso (o qual não temos controle, como por exemplo o diafragma, principal musculo da respiração nossa), Músculo Estriado Cardíaco, que é o coração e por fim o Músculo Estriado Esquelético, que são os músculos que usamos nos movimentos, os que dão forças aos nossos braços e pernas, movimento do pescoço e etc. Cada uma de nós possui uma quantidade de Musculo Estriado Esquelético diferente, umas mais, outras menos. Essa musculatura é que é denominada de MASSA MUSCULAR.

- Ácido Láctico - Produz-se a partir da glicose, sobretudo quando não há oxigénio como em caso de exercícios de muita intensidade. A acumulação da mesma provoca fadiga muscular.

- Caloria - (Temos um tópico todo dedicado a estas lindas) Unidade de medida de energia. Por exemplo, a energia consumida em alimentos ou a energia gasta em exercício físico.


- Contracção Concêntrica - a contracção muscular produz movimento porque a força muscular é superior à força por carga (durante o movimento o musculo contrai-se).

- Contração Excêntrica - o contrário da anterior. A contracção muscular produz movimento mas a força muscular é menor á força exercida pela carga (durante o movimento o musculo alonga).

- Contracção Isométrica - A contracção muscular não produz movimento.

- Exercício - Movimento realizado durante o treino.

- Exercício Monoarticular - Exercício em que só se produz movimento em uma articulação.

- Exercício Multiarticular - Exercício em que se produz movimento em mais de uma articulação.

- Musculo Agonista - Músculo que ao contrair-se realiza uma acção e movimento concreto.

- Musculo Antagonista - Músculo cuja acção é contrária ao músculo agonista.

- Repetição - Execução de um movimento completo do exercício desde a posição inicial até à posição final.

- Série - Conjunto de repetições que se realizam sem se descansar num determinado exercico. 


Sem comentários:

Enviar um comentário