quinta-feira, 13 de março de 2014

Sinais De Que Precisas De Mudar de Ginásio

- Aparelhos muito velhos.
Aparelhos velhos e com ferrugem. Não é que agente não consiga trabalhar neles de qualquer forma, mas já que pagamos uma mensalidade – que nos dias que correm não costuma ser nada baixa – procuramos ginásios com aparelhos em condições.


- Ginásio sujo.
Cuidado com a sua saúde e com a saúde da sua pele… é muito desagradável querer usar um determinado aparelho e ele estar todo pegajoso de suor. O uso de toalha deve ser obrigatório para utilização dos aparelhos. A limpeza do balneário também é muito importante, verifiquem se tem mau-cheiro, se tem bom aspecto, procurem sinais de desgaste, pontos de acumulação de pó, estado de conservação, sinais de descoloração das pinturas, pisos limpos e sem detritos, restos de papel higiénico e outros pormenores que possam ser importantes para vocês.

- Aparelhos novos, porém sem manutenção.
É o pior de tudo e a uma das principais causas de lesões graves em ginásio. Imaginem que se parte um cabo? Substituição de rolamentos, limpeza geral, limpeza de componentes electrónicos, substituição de cabos de aço, correias etc., são passos que se devem tomar regularmente.

- Poucos aparelhos / poucos pesos iguais.
O ginásio deve sempre lembrar-se que existe mais de uma pessoa na mesma situação.
Então, deve ter mais de um peso igual. Lembrem-se que quanto mais variedade de equipamentos os ginásios oferecem, mais fácil será mudarem o vosso treino e evitar estagnações nos resultados. E sejamos sinceras, depois de um longo dia de trabalho, se estiverem a fazer muito treino cardiovascular, nada é mais frustrante do que ir ao ginásio e descobrirem que não há uma única máquina cardiovascular disponível. O mesmo se aplica às máquinas de musculação.

- Salas sem ar/ventiladores.
Para mim não há nada pior do que estar no ginásio a passar calor. Têm que haver uma boa ventilação no ginásio. Se o ar no ginásio for abafado, com aquele cheiro intenso a suor, esqueçam, está na hora de partirem para outro…

- Instrutores que não ajudam em nada.
Procurem instrutores certificados, esses sim sabem o que estão a fazer. É muito fácil de ver instrutores a passar treinos, cargas e posturas incorrectas para os alunos.
Além disso, mesmo alguns instrutores certificados, estão nos ginásios de “cara fechada” e aparamente a fazer o maior sacrifício da vida deles. Num espaço em que o exercício físico e a dinâmica são reis, isso não pode acontecer. A equipa de instrutores tem que ser prestativa e atenciosa e nunca deve passar a imagem de não quererem ser interrompidos. Devem, sim, transmitir uma mensagem de entusiasmo, energia e envolvência. Certifiquem-se que há sempre alguém disponível para responder às vossas perguntas, ouvir uma reclamação, aceitar uma sugestão, mostrar-lhes um novo exercício ou ensinar-lhes como utilizar um equipamento.
Em muitos ginásios os instrutores ficam só de longe a olhar para nós enquanto fazemos o exercício todo errado.
ATENÇÃO que eu não estou a falar mal dos instrutores, como em todas as profissões há profissionais bons e maus. Por acaso, no ginásio que eu frequento tenho muita sorte com o staff.


Sem comentários:

Enviar um comentário