sexta-feira, 10 de julho de 2015

O Que Comer Na Praia # 8 Snaks Saudáveis

Chegou o Verão e o calor veio para ficar, graças a Deus. Adoro esta estação do ano, é a minha favorita. Com o calor, vêm as idas à praia e à piscina que convidam mesmo a um galadinho cheio de natas ou a uma bolinha de berlim cheia de creme. Mas a verdade é que uma coisa tão agradável como uma ida à praia não pode ser desculpa para estragar a dieta. Assim, o post de hoje é precisamente sobre o comer que devemos levar para a praia que não estrague a dieta. Vamos começar:

1. Fruta Fresca

Futa é sempre boa opção. A melancia, o melão e a meloa são ótimos para isso, porque são frutas que para além de um reduzido número de calorias, prolongam a sensação de saciedade e são ricas em água na sua composição, e uma vez que estamos a falar de verão, calor e praia, água é sempre bem vinda, temos que nos manter hidratados.


Em termos práticos, uvas, maças, cerejas, nectarinas, morangos e peras, é do melhor que há. É só lavar e meter na mala e tão prontissimos para ir curtir a praia.


Se querem complicar mais a procura, mas sempre em prol do bem estar, a  fruta mais completa para se comer na praia é cocô. Tudo se aproveita: água, polpa e casca. Os benefícios vão de hidratação, rejuvenescimento e saciedade a perda de peso. 


2. Fruta Desidratada 

Se és mais do gênero de «agarrar no pacote» e seguir para a praia, esquece as batatas fritas, aposta na fruta desidratada. Devido ao processo de desidratação, a fruta fica mais doce e com um paladar mais intenso, e mantém todos os benefícios da fruta fresca. O único senão, é que como é desidratada, os nutrientes concentram-se e, por essa razão, o valor calórico aumenta, por isso temos que ter mais atenção às quantidades. 


3. Sumos de Fruta e Vegetais 

Ainda na base da fruta, e eu sei que já estou a ser chata com a fruta, estão os sumos de fruta. Sejam caseiros ou de compra, os sumos de fruta são sempre uma boa opção. Para quem não se importa de ter um trabalhinho extra é só fazer um sumo com as vossas frutas e vegetais preferidos, colocar num termo e levar para a praia; para os mais práticos, as garrafinhas de sumos naturais à venda em hiper e super mercados também são excelentes (os sumos so'natural são uma delicia). Mais uma vez, volto a frisar, a importância da hidratação, é importante para o nosso sistema, para a nossa pele, para o nosso cabelo, etc, os suminhos ajudam-nos sempre a hidratar.


4. Queijo Fresco

Atenção ao queijo fresco, ele é um ótimo snack mas tem que estar sempre fresco, afastado do sol, o ideal é levarem um pequeno saco térmico com uma barra gelada ou até mesmo uma pequena geleira, não deixarem o saco ao sol, e não demorarem muito muito tempo a come-lo. Avançando ... o queijo fresco é uma opção bastante saborosa para os dias de praia. Quando se fala de queijos, ele é o campeão em nutrientes e em baixas calorias, sobretudo nas suas versões light. 


5. Iogurtes Magros

De colher ou líquidos, talvez líquidos seja mais pratico para levar para a praia. Iogurtes são sempre uma opção saudável e rápida, com poucas calorias e que dão sensação de saciedade. Leiam sempre os valores nutricionais, cuidado com aqueles que nos rótulos dizem «magros» e que depois são autênticas bombas calóricas. Mimosa magro, Corpos Danone, Yoggi magro, Activia magro, Adagio magro, Slim 0% Pingo Doce, Magros marca Dia (mini preço), são tudo boas opções. 

Normalmente, pela altura do Verão, a Mimosa oferece com os seus iogurtes magros uns saquinhos térmicos fantásticos para levar para a praia. Eu tenho um azul ás bolas brancas, que saiu penso que à dois anos, que é sempre o que levo para a praia. 


6. Tiras de Aipo, Cenoura e/ou Pepino

Para quem é fã deste tipo de snacks é sem dúvida uma excelente opção. O aipo ajuda-nos a limpar o organismo, é um excelente alimentos detox, e é rico em diversas vitaminas e minerais. A cenoura é ótima para o Verão, até porque nos ajuda a manter o nosso bronzeado, é fresca e saudável, hidrata a pele e o cabelo e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O pepino é o dos três, o meu favorita para o Verão, ele hidrata, refresca, alivia o calor, desintoxica, purifica, ajuda na perda de peso e ajuda na digestão. 


7. Barritas de Cereais

Atenção, muita atenção às barras de cereais. É verdade que são muito práticas para levar para qualquer lado, incluindo para a praia, mas se não escolhermos bem, podem-nos prejudicar mais do que ajudar. A grande parte das barras de cerais que vimos nos hiper e super mercados estão carregadas de açucares, chocolates, gordura, xarope de milho, e, consequentemente, calorias. Temos que estar sempre muito atentas aos rótulos e lê-los com a maior das atenções. No que diz respeito a barras de cereais, as melhores opções (embora sempre um pouco mais caras) são aquelas que se vendem em farmácias (tipo easyslim) e em casas de produtos naturais (tipo celeiro) ou ervanarias.
Este snack é bom porque é rico em fibras e proteínas, ajuda-nos a manter-nos saciadas, e ajudam-nos a manter o transito intestinal regulado. 


8. Gelados de Gelo

Se são daqueles que não conseguem resistir a comer um geladinho na praia, e como os nossos gelados caseiros não são práticos de levar para onde quer que seja, o site NIT publicou à pouco uma lista dos gelados da Olá com as suas respetivas calorias. E os gelados com menos calorias são Solero Mojito (55 calorias), XPop (58 calorias), Music Tornado (65 calorias), Fizz de Limão (65 calorias), Big Milk (85 calorias), Epá (87 calorias), Calipos (90 calorias), e Solero (94 calorias); estes são os gelados que estão abaixo das 100 calorias. Mas atenção, isto é uma vez muito de vez em quando, à opções muito mais saudáveis e nutritivas. 


Não se esqueçam de ir sempre bem protegidos, com óculos de sol, chapéu e protetor solar. E muito importante, levem sempre uma garrafinha de água convosco :)

Sem comentários:

Enviar um comentário