quarta-feira, 15 de julho de 2015

Emagrecer VS Perder Peso

Este tema surgiu por causa da nossa Inês. Ela ainda anda triste com a sua última ida à consulta easyslim onde apesar de ter perdido imenso volume corporal, aumentou 500 gramas no seu peso. Ela tem andado um pouco desmotivada e até com receio de ir à próxima consulta que é já amanha. (Se não sabem quem é a Inês vejam aqui.) Para a animar eu tenho-lhe explicado constantemente que emagrecer não é sinónimo e perder peso. E como eu sei que, à semelhança da Inês, muita gente pensa que emagrecer é sinónimo de perder peso, aqui fica o post com a explicação.


Quando falamos em emagrecer as pessoas pensam logo em diminuir os dígitos da balança, mas isso nem sempre corresponde à realidade. De facto, grande parte das vezes quando emagrece perde peso, mas há várias causas para isso não acontecer. A perda de peso está diretamente relacionada com a diminuição da massa corporal, no qual podemos ver os números da balança cada vez mais baixos. Já o emagrecimento está relacionado apenas à redução de qualquer quantidade de gordura corporal. Uma pessoa pode perder peso sem necessariamente emagrecer. "Em alguns casos pode até acontecer reduzir o peso na balança e engordar porque a quantidade de gordura corporal ao invés de reduzir aumentou. Sem dúvida nenhuma, o mais saudável é emagrecer ao invés de perder peso, uma vez que é a quantidade de gordura em excesso que traz vários riscos de problemas de saúde, juntamente com um enorme desconforto estético. O que aconteceu à Inês foi exatamente esta parte, ela emagreceu sem perder peso.

Então, a derradeira questão. Podemos emagrecer sem perder peso?
A resposta já perceberam que é SIM. Podemos emagrecer sem perder peso, ou até mesmo aumenta-lo, principalmente quem faz desporto, e sobretudo através da musculação, pois esta propicia ganhos de massa muscular. A massa muscular, comparada com a gordura, pesa mais. Nestes caso podemos observar a perda de gordura corporal e pouca ou nenhuma perda de peso corporal pois a massa magra (músculos e ossos) é aumentada.

O contrario também acontece, e pode ser prejudicial à saúde. Dietas muito radicais podem fazer perder massa magra e líquidos em excesso, o que efetivamente reduz o peso na balança, mas fisicamente não altera muita coisa e pode ser prejudicial à nossa saúde. A perda de músculo leva à flacidez da pele, o que é esteticamente contrário ao resultado pretendido. Leva ainda à redução do metabolismo e prejudica inclusive a redução de massa gorda, assim como pode levar a uma redução exagerada de energia e consequentemente a um cansaço extremo. Ser magra ou ter pouco peso, pode não ser sinal de saúde, assim como ter pouco peso não significa ter pouca gordura ou corpo delineado e tonificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário