terça-feira, 5 de agosto de 2014

11 Alimentos Termogénicos Que Ajudam A Emagrecer

Já aqui falei muita vez de alimentos termogénicos. Estes alimentos ajudam-nos a emagrecer pois aumentam o nosso metabolismo e a nossa temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia.Mas lembrem-se, estes alimentos não possuem efeitos milagrosos. E para surtirem algum efeito, os termogénicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia e aliados a uma alimentação saudável e balanceada.

O nutricionista Brasileiro Fábio Bicalho, apresentou a lista dos dez alimentos termogénicos mais poderosos e que, com a devida moderação, devemos incluir na nossa dieta. E são eles:

- Pimenta Vermelha - Este tipo específico de pimenta é rico em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a actividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.


- Gengibre - Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O chá de gengibre é um poderoso diurético.


- Canela - Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Pode ser polvilhada em cima da fruta, ou até adicionada a uma chávena de café. A canela prejudica o sono, pelo que não deve ser consumida a partir das 16h. 


- Curry – O curry é uma especiaria de origem indiana que merece espaço nas nossas receitas não só pelo sabor que confere aos seus pratos, mas também pelos inúmeros benefícios. Esta especiaria Indiana é composta por vários ingredientes: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravinho, erva-doce, curcuma e coentro em grãos. Todos estes temperos são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry. Esta especiaria ganha assim propriedades antioxidantes, estimulantes e digestivas.


- Espargos Frescos – Os espargos são ricos em glutadina, um poderoso desintoxicante. Devem ser consumidos frescos, e cozinhados ao vapor. 


- Chá Verde, Branco ou de Hibiscos – Estes chás ajudam a transformar a gordura corporal em energia. Os chás verde e branco, são provenientes da mesma planta, a diferença está no processamento de cada um deles; e têm a capacidade de aumentar até 10% o metabolismo basal. Já o chá de hibiscos é rico em bioflavonóides, pode ser usado como um antioxidante na dieta e combate os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afectam negativamente o organismo.


- Laranja – Á semelhança do chá de hibiscos, também a laranja é rica em bioflavonóides. Uma única fruta possuí cerca de 60 bioflavonóides com capacidades anti-inflamatórias. 


- Kiwi – O Kiwi possuí efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e laxativos. 


- Sementes de Mostarda - Graças à presença do selénio e do magnésio na sua composição, as sementes de mostarda têm uma acção anti-inflamatória, e auxiliam o funcionamento do intestino, o que resulta numa perda de calorias. Para preservar o estômago, a quantidade diária não deve passar de duas bolinhas.


- Vinagre de Maça – O vinagre de maça torna o processo metabólico mais eficiente. A acidez do vinagre de maçã parece ter efeito semelhante ao da pimenta. Possuindo efeito termogénico quando consumido 1 a 1 ½ colher de chá de vinagre de maçã 2 vezes ao dia. Alguns autores sugerem benefícios na diminuição da circunferência abdominal.


- Alho – O alho é um conhecido antioxidante, antibiótico, e desintoxicante.

Sem comentários:

Enviar um comentário