quinta-feira, 31 de julho de 2014

As Piores Dicas De Dietas

As dietas são uma moda, sobretudo entre as mulheres. A incansável busca pelo corpo perfeito parece nunca ter fim, e nós estamos sempre insatisfeitas com o que temos. Desengane-se quem pensa que aquela pessoa magrinha e de nariz empinado que passa todos os dias por vocês quando vão a caminho do trabalho está satisfeita com o corpo que tem, nenhuma de nós está, nós mulheres somos assim. E como a constante procura pelo corpo perfeito parece não ter fim, as pesquisas e estudos de especialistas sobre esta matéria parecem igualmente não ter fim. Nós agradecemos as pesquisas, a sério que sim, e conseguimos, ao longo dos tempos, ter muitas e boas dicas que nos auxiliam na nossa luta diária. Contudo, também se vê por aí muita dica que não cabe na cabeça de ninguém. Com o excesso de informação, vêm muita informação errada, há que saber seleccionar. Há informações que antigamente se julgavam verdadeira e que com a evolução do tempo se revelaram falsas, mas que as pessoas mais antigas ou mais cépticas continuam a aceitar como verdades absolutas. E depois há aquela informação, que parece caída do céu, mas que não faz sentido nenhum e nós somos diariamente bombardeados com inúmera informação falsa.

Assim, e como eu não quero que andem enganadas, aqui vão algumas das piores dicas sobre dietas que se encontram por ai:

- Devemos evitar gorduras
Já não é a primeira vez que falo sobre isto, e sobre as «boas» e as más «gorduras». Se procurarem no blog há um tópico inteirinho dedicado aos diferentes tipos de gorduras. Muito resumidamente, o que devemos ter em mente é que nem toda a gordura é prejudicial. Enquanto as gorduras de carnes vermelhas, bolos, alimentos processados e industrializados, etc podem aumentar o colesterol e o risco de certas doenças, existem também as "gorduras boas". Frutos secos, abacate e salmão, por exemplo, são riquíssimos em gorduras insaturadas e ajudam a proteger o coração e a saúde em geral. As gorduras certas, inseridas numa dieta saudável até facilitam o emagrecimento.



- Calorias são calorias e as calorias são todas iguais
Calorias são calorias, certo! Mas elas não são todas iguais. A qualidade das calorias também é muito importante. Os nutrientes contidos nos alimentos fazem grande diferença na maneira como o organismo reagirá às calorias desses mesmos alimentos. 50 Calorias de maçã vão causar um efeito completamente diferente no nosso organismo que 50 calorias de batata frita. 


- Para emagrecer, temos que ingerir o mínimo de calorias possíveis
Quando cortamos drasticamente o número de calorias que consumimos, o nosso corpo entra em "modo económico", ou seja, o nosso metabolismo desacelera e começa a conservar mais energia, ou seja, mais calorias. Se o nosso objectivo é a perda de peso, uma dica é focarmo-nos em alimentos nutritivos e cortar não mais do que 500 calorias diárias, sempre associados a exercícios físicos.


- Para diminuir o colesterol, devemos evitar ingerir ovos
A minha bisavó dizia-me isto, a minha avó continua a dizer e só ainda consegui convencer (a muito custo) a minha mãe de que isto é uma grande mentira. Vamos quebrar este mito de uma vez por todas. O ovo é um alimento praticamente perfeito, muito saudável. E, contrário ao mito, de acordo com estudos mais recentes o ovo pode até melhorar o HDL (“colesterol bom”). Ele melhora a saúde do cérebro, do fígado, reduz inflamações, contém proteínas e muitas vitaminas. Enfim, incluir de 4 a 6 ovos por semana é uma excelente medida para a saúde! Já para não falar que um ovo tem em média, 70 calorias. 



- Se não comermos nada depois das 20h emagrecemos de certeza
É um facto que as pesquisas já mostraram que o relógio biológico é mais lento à noite e que as compulsões (ao estilo assalto ao frigorifico) acontecem mais neste período do dia. Mas o jejum nocturno pode engordar mais do que emagrecer.

Dormir com fome piora a qualidade do sono e interfere no metabolismo, o que dificulta a queima de calorias. Portanto comer após 20h não tem problema, mas devem comer uma quantidade adequada e com menor teor de gordura e calorias possível. 


- 30 Minuto de exercício por dia é o suficiente para emagrecermos
Realmente 30 minutos são melhor do que nenhum. Contudo, parece que não é suficiente. Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que é preciso, no minino, uma hora de caminhada, ginástica, dança ou luta para a actividade surtir efeito na manutenção do peso. Quem só tem 30 minutinhos disponíveis durante o dia não precisa voltar para à categoria sedentário. Mas o consenso é que a meia hora trás mais benefícios cardiovasculares do que estéticos. Para os benefícios estáticos, é a dita horinha por dia. 


- Não devemos comer carnes vermelhas
Carne vermelha, frango, porco e peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, contêm nutrientes que são importantes para a saúde como proteína, ferro e zinco. O tamanho de uma porção de carne tem o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolham pedaços de carne que têm menos gordura e retirem qualquer gordura extra antes de cozinhar, esse é o segredo.


- Cortar nos carboidratos é remédio santo
Todos os nutrientes são necessários e devem fazer parte de uma alimentação saudável. Carboidratos garantem energia necessária para o funcionamento adequado do cérebro. Na sua ausência, as proteínas trabalham o dobro e atrasam a sua principal função, que é a manutenção, construção e recuperação da massa muscular. Não comam carboidratos e vão treinar para verem-se não caem para o lado mais minutos menos minuto. O correcto é consumirmos carboidratos complexos, presentes nos alimentos integrais, porque são digeridos mais lentamente e garantem uma saciedade prolongada. Lembrem-se: tenham moderação com o tamanho das porções.

Sem comentários:

Enviar um comentário