1- Prestem atenção ao vosso corpo
Saibam distinguir fome e vontade de comer. Comecem por perceber quando é que ficam com fome. E porquê. Quando é que normalmente comem? Porquê? Saibam distinguir quando comem porque tem realmente apetite de quando comem apenas por gulodice, por estarem aborrecidas ou porque alguém à vossa volta está a petiscar alguma coisa. Afinal a gula é um dos sete pecados mortais :p
2- Façam uma alimentação rica em fibras
Existem dois tipos de fibras: solúvel e insolúvel. A solúvel retém água formando um gel que ajuda a reduzir o colesterol LDL (prejudicial à saúde) e os triglicerídeos Já a insolúvel aumenta o bolo fecal reduzindo a prisão de ventre e o risco de desenvolvimento de cancro no intestino. Um factor muito importante relacionado às fibras é o alto poder de saciedade ajuda no controle do peso e auxilia na redução do nível de açúcar no sangue. Se comerem alimentos ricos em fibra não sentirão fome. Alguns alimentos ricos em fibras: cereais integrais como aveia e linhaça, arroz e massas integrais, frutas e verduras.
3- Usem e abusem de diuréticos NATURAIS
Frutas como melancia, melão, abacaxi, tomate, etc. são óptimas diuréticas. Assim como os vegetais folhosos, pepino, chá verde.
Frutas como melancia, melão, abacaxi, tomate, etc. são óptimas diuréticas. Assim como os vegetais folhosos, pepino, chá verde.
4- Não saltem refeições
Esta é uma medida básica que já todas conhecemos. Se saltarem refeições vão ter mais fome e quando finalmente forem comer vão exagerar.
5- Façam trocas inteligentes
Troquem refrigerante por água, pães massas e arroz brancos por integrais, biscoitos por frutas, sal e caldos concentrados por temperos naturais, etc etc. Escusado será dizer que devem evitar doces, fritos, e álcool e dêem preferência a carnes brancas.
6- Bebam muita água
Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, por isso, faz todo o sentido ingerirmos um e meio a dois litros deste precioso líquido por dia. Para além de hidratar e ajudar a eliminar toxinas, a água também «nos enche», e ajuda-nos a manter uma sensação mais prolongada de saciedade.
7- Comam proteínas
Aproximadamente 75% da matéria sólida do corpo é constituída por proteína ou possui proteínas como componentes importantes. O nosso corpo não pode armazenar proteínas como faz com os carboidratos. Quando não consumimos proteínas suficientes para realizar as nossas funções corporais, o corpo vai sacrificar o nosso tecido muscular, e nós não queremos assim. A proteína constrói massa muscular magra. Para além disso a proteína ajuda-nos a mantermo-nos saciadas durante mais tempo e promove um efeito termogénico no corpo - Os aminoácidos da proteína são mais difíceis de digerir do que carboidratos ou gorduras, portanto o corpo deve trabalhar mais nesse caso. Isso resulta num efeito termogénico que faz o corpo gastar mais calorias a digerir a proteína. Exemplos de alimentos ricos em proteína: peito de frango, barras de proteína, claras de ovos, peixe, leite desnatado, etc.
8- Alimentem-se 5/6 vezes ao dia
Permitam lanches saudáveis. Muitas pessoas pensam que devem comer três refeições por dia, sem qualquer lanche entre elas. Mas isso não funciona para todos Se prepararem alguns lanches saudáveis, terão menos probabilidade de comer tudo o que vos aparece á frente quando for horas da refeição. Assim muito dificilmente sentirão fome.
Sem comentários:
Enviar um comentário