quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Como Recuperar Dos Excessos Das Festas

Altura de festas é também altura de exageros. Os doces do Natal e da passagem fazem-nos sempre ganhar uns quilinhos extra. Por mais que uma pessoa se esforce é sempre muito difícil de resistir, até porque o natal e a passagem do ano são ocasiões de festa e convívio, e nós acabamos por ceder. E ceder de vez em quando até é saudável. Se vocês forem como eu engordam tudo o que comem, por assim dizer, e até na pele se notam os excessos.

Então agora é hora de combater os excessos e voltar à boa forma e à boa alimentação. Aqui ficam algumas dicas:

- Não façam restrições excessivas

O exagero nas comemorações do final de ano não deve ser compensado por dias e dias de uma excessiva restrição. O ideal é, nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), consumir alimentos com maior volume e menor quantidade energética como frutas, legumes, verduras, além de cereais integrais (por exemplo, arroz integral). Dessa maneira, o organismo irá receber o alerta de saciedade. Além disso, esses alimentos são ricos em fibras, fazendo com que o esvaziamento gástrico ocorra lentamente.


- Façam um diário alimentar

Isto é muito importante sobretudo na primeira semana após do ano. Anotem tudo o que comerem e a hora em que isso acontece. Sabendo identificar os períodos de maior fome e os erros alimentares, será mais fácil organizarem a vossa alimentação. Anotar os alimentos consumidos é uma rotina diária fundamental para o emagrecimento.


- Façam uma alimentação equilibrada

É importante que os alimentos estejam bem distribuídos durante o dia, evitando uma elevada concentração no período nocturno. Façam pequenos lanches entre as principais refeições do dia. Prefiram frutas, biscoitos integrais, barrinhas de cereais e iogurte desnatado.


- Bebam chá verde

O Chá verde é um poderoso diurético e facilita a saída das toxinas do corpo através do suor e da urina. A bebida acelera o metabolismo do corpo e ainda ajuda a queimar as calorias, sendo uma grande aliada na hora de praticar desporto. É o aliado perfeito para fazer uma pequena desintoxicação pós-festas. 


- Leiam os rótulos na altura de comprar alimentos

Comparem os rótulos dos alimentos para verificar se a substituição do integral pelo light vale a pena. A restrição de calorias é o princípio básico de quem quer emagrecer. Entretanto, é importante conciliar uma alimentação com baixas calorias com uma elevada qualidade nutricional dos alimentos. Façam preparações que não acrescentem muitas calorias aos alimentos como, grelhados, cozidos e assados.


- Comam frutas cítricas

Sobretudo abacaxi, é a melhor opção. Para além de ser um poderoso diurético e desintoxicante, o abacaxi é rico em vitamina C. 


- Façam um café-da-manhã reforçado

O jejum matinal acumula a fome e pode levar a exageros ao longo do dia. Façam os possíveis para não pular nenhuma refeição, sobretudo o pequeno-almoço.


- Bebam água

Precisamos de hidratar o corpo. Abastecer o corpo com 1.5/2 litros de água por dia ajuda a regular o metabolismo. Ela ajuda a limpar o corpo porque injecta uma nova e fresca hidratação para dentro das nossas células, permitindo-lhes eliminar líquidos através da respiração, urina, suor e fezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário