quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Alimentos Amigos Da Dieta # 7 - Pimentos

Os pimentos são legumes “roliços”, moldados em forma de sino, existintindo algumas variedades com uma forma um pouco mais cónica. O pimento mede normalmente entre 5 a 13 centímetros de diâmetro e entre 5 a 15 centímetros de comprimento. Dentro do tecido carnudo existe uma cavidade interior com sementes, que embora comestíveis possuem um forte sabor amargo, e um núcleo esponjoso. Estes legumes têm uma deliciosa, crocante e ligeiramente aguada textura. Os verdes e roxos têm um sabor ligeiramente amargo, enquanto que o vermelhos, laranjas e amarelos são doces e quase frutados. 

Em termos de benefícios, os pimentos são ricos em alguns dos nutrientes mais importantes para o organismo. Por exemplo, são ricos em vitamina C e vitamina A. Ao fornecer estas duas vitaminas os pimentos são óptimos a prevenir ou reduzir alguns dos sintomas dos diabetes, cataratas, dores nas articulações, osteoartrose e artrite reumatóide. O pimento também contém vitamina B6 e ácido fólico. Estas duas vitaminas do complexo B são muito importantes para prevenir doenças cardio vasculares. Para além de tudo isso os Pimentos vermelhos são um dos poucos alimentos que contêm licopeno, um carotenóide cujo consumo foi inversamente correlacionado com cancro de próstata e com os cancros do colo do útero, bexiga e pâncreas. Estudos recentes sugerem que os indivíduos cujas dietas são pobres em alimentos ricos em licopeno estão em maior risco de desenvolver esses tipos de cancros.

E no que toca à nossa dietazinha? Questionam vocês.

Ora pois bem, como ja disse, os pimentos são ricos em vitaminas C e A , dois dos mais poderosos anti oxidantes. E todas nós já sabemos o que isso significa não é verdade?
Para além de ser um alimento com pouquissímas calorias, é um alimento que sacia a fome e têm propriedades que ajudam a regular o apetite. 

Segundo os especialistas, a melhor forma de aproveitar as propriedades deste legume é comendo-o cru. Em saladas por exemplo. Eu, pessoalmente, adoro grelhado :p



Sem comentários:

Enviar um comentário