terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Afinal ... O Que São Calorias?

As calorias são pequenos seres super sacaninhas que passam a noite a coser e a apertar as nossas roupas ahah.

Agora a sério ... todas sabemos que uma caloria é uma unidade da energia. Esta energia é necessária para as nossas actividades diárias  e é armazenada no nosso corpo quando ingerimos e estabilizamos alimentos.
Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos (por exemplo, carnes gordas e lacticínios) são os contêm mais calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas e metabolizadas, sendo fontes de energia muito boas.
Assim, podemos afirmar que as calorias nos indicam o valor energético dos alimentos. Porém, cada pessoa de acordo com o sexo, a idade e actividade física, necessita de mais ou menos energia e, em função dessa sua actividade, mais ou menos calorias.
É menos frequentemente, mas também se usa outra escala de energia, o joule.

Todos os alimentos têm mais ou menos calorias (kcal) através dos macronutrientes, isto é, gorduras, hidratos de carbono e proteínas, para além de outros nutrientes não calóricos como as vitaminas, minerais e a água.

- As gorduras fornecem 9 kcal por grama.
- Os hidratos de carbono e as proteínas fornecem 4 kcal por grama.

Numa pessoa saudável e com um peso dito normal, as calorias que se ingerem e as que se gastam devem ser equivalentes. Caso se ingiram em excesso, acumulam-se em forma de gordura no corpo.

Metabolismo basal

É obrigatório ingerir uma quantidade mínima de calorias para manter as funções fundamentais do organismo, a que se dá o nome de metabolismo basal e que engloba a quantidade de energia que se gasta em repouso absoluto e nas funções fisiológicas dos diferentes sistemas do organismo, como o respiratório, o cardio circulatório, o nervoso, o termo regulador, o endócrino, entre outros.
Este facto é importante quando se pensa em fazer uma dieta. Comer menos do que precisa só para emagrecer pode pôr em risco a saúde.

Existem calorias rápidas e lentas. E que existem calorias que engordam e outras que emagrecem.

Rápidas e lentas

Existem alimentos que aportam calorias de forma imediata - Ex: Açucar - Evitar

Existem alimentos que são de absorção lenta, ou seja, queimam-se calorias enquanto os processamos - Ex: Arroz - São os que nos interessam.

Calorias que engordam e calorias que emagrecem

Calorias vazias
O álcool (7 kcal/g) e os açúcares (4 kcal/g) apenas fornecem energia, não possuem qualquer nutriente, daí estas calorias serem chamadas assim.

Calorias saciantes
Se pensavam que a gordura é o nutriente mais saciante, estavam enganadas, uma vez que 600 kcal de hidratos de carbono satisfazem mais do que a mesma quantidade de gorduras. E a sensação de saciedade de 400 kcal de proteína é igual à proporcionada por 800 kcal de gordura.
Homens e mulheres engordam de forma diferente


Sem comentários:

Enviar um comentário