quarta-feira, 17 de junho de 2015

Alimentos Amigos da Dieta # 13 - Óleo de Coco

O óleo de coco é um óleo extraído da fruta coco e é a novidade no que diz respeito a alimentos que ajudam a emagrecer, recentemente virou mesmo moda e toda a gente fala nele. 

A verdade é que, de facto, este alimento ajuda na perda de gordura, sobretudo aquela que se acumula na zona abdominal.

Para além de ser um alimento termogénico e antioxidante, este óleo é ainda fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Este tipo de gordura é benéfico porque é transformada automaticamente em energia, não ficando acumulada no corpo.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro provou que o óleo de coco aumenta o metabolismo, isto porque o ácido láurico, um dos TCM, fazem as células trabalharem de forma acelerada, consumindo assim mais calorias, o que evita o acumulo de gordura localizada e como resultado favorece a perda de peso. De acordo com a pesquisa, o óleo também seria responsável por aumentar o volume de massa magra, os músculos, outros aliados que provocam mais gasto de energia do organismo, ajudando o emagrecimento.

Podemos ainda associar a este alimento um outro benefício também ele muito importante: a saciedade. Sensação de barriga cheia é o melhor que podemos ter quando andamos a tentar perder peso. Pesquisadores da Universidade da Colômbia e do Centro de Pesquisa sobre Obesidade de Nova York, ambos nos Estados Unidos, verificaram que os TCM activam hormonios como colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestina, todos ligado à sensação de saciedade.

Nesta mesma pesquisa realizada na Universidade de Colúmbia, o óleo de coco foi posto à prova. O alimento foi adicionado às refeições de um grupo de indivíduos em estudo e eles não só apresentaram uma perda significativa de peso, como perderam sete vezes mais gordura abdominal do que aqueles a que não foi adicionado o óleo de coco às refeições. 


Resumindo os benefícios do óleo de coco para a dieta:
- Acelera o metabolismo
- É antioxidante
- Dá energia
- Aumenta a sensação de saciedade
- Ajuda no desenvolvimento de massa magra

Hoje em dia já é relativamente simples encontras óleo de coco. Ele já está disponível em várias cadeias de hiper e super mercados:

Sem comentários:

Enviar um comentário